Celebrámos, no mês de Setembro o 28º aniversário da Universidade Politécnica, bem como testemunhámos depoimentos de colaboradores que participaram de todo o percurso administrativo de criação e implantação do estabelecimento de ensino, que hoje constitui a maior e a primeira universidade privada do País.

O evento teve lugar no CREISPU – Centro Recreativo Estudantil da Universidade Politécnica e contou com a participação do Magnífico-Reitor, Prof. Doutor Narciso Matos, da Professora Dra. Rosânia da Silva, Administradora Delegada do Grupo IPS Lda, do corpo docente de todas as unidades orgânicas de Maputo, colaboradores e comunidade estudantil.

Prof. Doutor Narciso Matos, Magnífico – Reitor

Muito obrigado a todos que se dispuseram a estar aqui para festejarmos os 28 anos da Universidade Politécnica. Não é todos os dias que se celebra os 28 anos. Já passamos da adolescência para a idade adulta. Fico muito satisfeito por não deixarem passar em branco esta data que é importante para o crescimento da nossa Universidade.

Profª. Doutora Rosânia da Silva – Administradora do Grupo IPS Lda

Narrar 28 anos de vida da Universidade Politécnica é desafiador. Eu penso que é impossível desligar o meu percurso na Universidade Politécnica da minha vida pessoal. Já passei por várias funções, a primeira delas foi como assessora do reitor, chegando a directora executiva da Universidade. Exerci as funções de vice-reitora e depois saí dos quadros da universidade e passei para o Grupo IPS Lda, como administradora delegada. Mas devo dizer que o coração continua na universidade porque ela é o coração do Grupo IPS Lda.

Armando Chirindza – Um dos colaboradores mais antigo da Universidade

Sou trabalhador desta instituição desde 1995. Nesse ano, a Universidade Politécnica tinha a designação de Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU). Fui um dos primeiros trabalhadores desta que é a primeira instituição de ensino superior privado de Moçambique. Iniciei as minhas actividades quando o ISPU funcionava na escola de Aeronáutica de Moçambique. Em 1997, alugou-se as instalações da Escola Maometana, onde a minha função era a entrega e distribuição de material didáctico. Posteriormente, alugou-se as instalações do SNJ, tendo sido, em 2004, construídas as instalações próprias da universidade Politécnica. Estou, há 27 anos, nesta instituição e sou testemunha do percurso dela.