Revista Humanitas

Normas para a publicação de artigos científicos na Humanitas, Revista de Ciências, Humanidades e Tecnologias da Universidade Politécnica

Introdução

As Normas de Publicação de Artigos Científicos na Humanitas, Revista de Ciências, Humanidades e Tecnologias obedecem, no essencial, às Orientações para a Escrita de Trabalhos Académicos da Universidade Politécnica.

Com estas normas, procura-se não só assegurar uma certa uniformidade na apresentação dos textos a serem submetidos, mas também permitir o alinhamento com aqueles que são os padrões genericamente seguidos pelas publicações universitárias em diferentes partes do globo.

  1. Apresentação do texto

O artigo, digitado a 1,5 espaços, Times New Roman, tamanho de 12 pt, em formato de processamento Word, ou equivalente, deverá ser enviado para o seguinte endereço de email: humanitas@apolitecnica.ac.mz. Com margens medindo 2,5 cm nos lados esquerdo e direito da página e no topo e em baixo, deve iniciar os parágrafos usando a tecla ´Tab´. Deve deixar um espaço de uma linha entre os parágrafos, um espaço depois de um ponto final, ponto e vírgula, dois pontos, vírgula, etc. e numerar cada página de modo consecutivo. O texto não deve exceder os 30 000 caracteres.

  1. Títulos

A estrutura dos títulos deve estar organizada, graduando-os de acordo com a sua importância, usando o tamanho da letra apropriado, Times New Roman, isto é, título principal (14 pt) e sub-título (12 pt), negrito, maiúsculas, centralizados.

  1. Autor(es)

Times New Roman, tamanho 12 pt, maiúsculas, centralizado. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser colocado(s) logo a seguir ao título ou subtítulo, com a indicação da instituição a que o(a) autor(a) está afiliado(a) e do correio electrónico.

  1. Resumo (abstract)

O resumo, fonte Times New Roman, tamanho11 pt, espaçamento simples, não ultrapassando os 250 caracteres. Não deve conter citações e deve ser constituído por uma sequência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. Sendo o texto em português, o resumo (abstract) deve ser em inglês. As palavras-chave, não mais do que 5, devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave.

  1. Corpo do texto

Times New Roman, tamanho 12 pt, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, deve ter obrigatoriamente introdução, desenvolvimento e conclusão.

  1. Notas de rodapé

Times New Roman, tamanho 10 pt, espaçamento simples, alinhamento justificado. As notas de rodapé deverão ser reduzidas ao essencial, com uma sequência única, evitando iniciar a enumeração em cada página em que ocorrem.

  1. Figuras, tabelas e mapas

Caso o trabalho inclua figuras (fotografias, mapas, gráficos, gravuras, etc.), estas deverão ser numeradas e enviadas em ficheiros separados. Além da indicação dos locais onde tais figuras deverão ser inseridas (ex.: inserir aqui Fig. 1. Título da figura), também deverão ser colocadas as legendas e/ou fontes respectivas. As imagens devem estar em formato JPEG ou PNG com 300 dpi de resolução e com cerca de 1000 pxs, no mínimo. Os autores dos artigos deverão salvaguardar o cumprimento das normas dos direitos de autor disponibilizando a autorização de publicação de todas as imagens propostas, à excepção das que forem da autoria ou colecção pessoal do autor. Neste caso, a legenda deverá ter a indicação “Fotografia do autor” ou “Colecção do autor”. Os títulos e legendas/fontes das figuras e tabelas devem estar na fonte Times New Roman, tamanho 8 pt, alinhamento centralizado. Todas as figuras (fotografias, mapas, gráficos, gravuras, etc.) e tabelas devem ter um título curto e claro acompanhado da indicação da fonte de informação. No caso das

tabelas, deve colocar-se o título em cima enquanto que a legenda (se aplicável) e a indicação da fonte devem ser colocadas imediatamente abaixo da tabela.

  1. Referências bibliográficas / Bibliografia

Na secção ‘Referências Bibliográficas’, devem constar exclusivamente as obras citadas no texto. Se for necessário incluir outras obras de apoio não citadas no texto, estas podem, conjuntamente com as obras citadas, integrar a secção ‘Bibliografia’. Para evitar erros e/ou omissões, o autor deve, no final, verificar se:

  • as referências constantes da lista bibliográfica (na secção de Referências ou na da Bibliografia) estão todas no texto;
  • as citações ocorridas no texto estão presentes na secção de Referências ou na da Bibliografia;
  • as datas no texto e as datas na secção de Referências ou na secção da Bibliografia têm correspondência entre si;
  • a ortografia dos nomes dos autores no texto e na Bibliografia coincidem;
  • as referências às revistas estão completas com a indicação dos números referentes ao volume e às páginas do artigo nele publicado;
  • os títulos das obras estão em itálico e os títulos dos capítulos e dos artigos entre aspas;
  • as referências aos livros estão completas com a indicação do local de publicação e do nome da editora;
  • os artigos e os capítulos dos livros têm todos a indicação das páginas;
  • as referências organizadas por ordem alfabética dos apelidos dos autores aparecem no fim do texto.

Alguns exemplos de referências bibliográficas:

  • Um autor

 

Rosário, L., do (1996) Singularidades: Estudos Africanos. Cadernos de Estudos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

  • Até três autores

Genesereth, M. R.; Nilsson, N. J. (1987) Logical Foundations of Artificial Intelligence. Los Altos: Morgan Kaufmann Publishers.

  • Mais de três autores

Mário, M. et al. (2003) Higher education in Mozambique. A Case Study. Maputo: Imprensa & Livraria Universitária.

  • Editor, organizador, coordenador

Grimes, B.E. (ed.) (1992 [1953]) Ethnologue: Languages of the World. Nova Iorque: SIL. [12a edição].

Lienhard, M. (coord.) (2006) Discursos sobre (l)a pobreza. América Latina y/e países luso-africanos. Vervuert: Iberoamericana.

  • Organismos oficiais

Ministério da Educação e Cultura (2006) Plano Estratégico de Educação e Cultura: 2006-2010/11. Maputo: MEC.

  • Artigos de publicações periódicas (revistas, jornais)

Maringe, F. (2009). “Strategies and challenges of internationalization of HE: an exploratory study of UK universities”, International Journal of Educational Management, Vol. 23, pp. 553-563.

Matos, N.; Mosca, J. (2009) “Desafios do Ensino Superior em Moçambique”, in

Desafios para Moçambique 2010. Maputo: IESE, pp. 297-318.

  • Teses de mestrado ou doutoramento

Silva, R. (2001) Percursos da narrativa literária moçambicana – Entre a história e a ficção. Tese de Doutoramento (não publicada), Univ. Nova de Lisboa.

  • Legislação

República de Moçambique (1992) Boletim da República. Lei nr. 6/92 de 6 de Maio. Série I. nr. 19. Maputo.

  • Monografias e artigos em suporte electrónico

Combi, M. (2016) “Cultures and Technology: an Analysis of Some of the Changes in Progress – Digital, Global and Local Culture”, [Consult. 15 nov. 2018]. Disponível em < https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-29544- 2_1>.

  1. Citações e referências bibliográficas

As citações bibliográficas devem seguir a regra de Autor-Data indicando, qualquer que seja a natureza da publicação (livro, capítulo, artigo, tese, etc.), o apelido do(s) autor(es), o ano de publicação da obra e a(s) página(s) a que corresponde a citação, como por ex.,

Sotomane (2009: 31).

  • Obras não consultadas pelo autor: sempre que a citação for feita por intermédio de outro autor, deve colocar-se a expressão Apud (segundo, conforme) antes da citação. Evitar o uso de expressões com , op. cit., etc., como por ex.,

Edwin Ashby apud Karani (1998: 119).

  • Quanto às citações curtas num texto, utilize apenas as aspas simples, como ex.,

… de acordo com Taimo (2015:7), ‘o professor deve ser capaz de pensar eticamente, isto é pensar no futuro’.

  • Use aspas duplas com uma palavra, conjunto de palavras ou trecho quando estes ocorrem no seio de uma citação. A citação dentro de uma citação também recebe aspas duplas:

… Castiano (2010: 220) refere que a ‘cultura é entendida aqui como “segunda natureza” humana…’.

  • Proceda à indentação de citações com mais de três linhas. Estas citações não recebem aspas e devem ser colocadas em espaçamento simples, tamanho 11 pt, como por ex.:

Ao discutir o cosmopolitismo e a abertura ao mundo, Melo (2002: 151) afirma que: Quanto mais um meio cultural pretender fechar-se sobre si próprio, mais se enfraquece e anula. Por isso se impõe uma política cultural aberta e cosmopolita que tenha como uma das suas prioridades a afirmação internacional dos criadores e a participação cultural global.

  • Indique, por meio de reticências, dentro de parêntesis rectos, a ocorrência da elisão de palavras numa citação, como por ex.:

Interagir com diferentes línguas e culturas […] e interagir com a mesma língua e diferentes culturas é útil porque estas interacções fornecem perspectivas diferentes da nossa e nos libertam de preconceitos […] que, muitas vezes, são condicionados culturalmente. (Lopes 2016: 23)

  • Coloque, entre parêntesis rectos, as palavras inseridas numa citação para complemento e/ou maior clareza do que está a ser dito; por ex.:

… segundo do Rosário (1996:112-114), desde 1941 havia inquietações concernentes à produção literária no país e no [jornal] Itinerário defendia-se a necessidade de se escrever literatura com marcadores nativos moçambicanos. Refere ainda que, no início da luta [armada], se começou a desenvolver uma literatura produzida por combatentes da libertação nacional [a poesia de combate].

  • No caso da elisão de palavras, se as reticências forem da autoria de quem faz a citação, devem ser colocadas entre parêntesis rectos, i.é […]; se forem reticências colocadas na própria citação, então não carecem de parêntesis rectos, porque o texto é transcrito “tal e qual” ocorre na origem.

  1. Acrónimos/Siglas

 

O acrónimo é uma palavra formada a partir das letras iniciais que constituem um nome, p. ex., ESEUNA (Escola Superior de Estudos Universitários de Nampula) e que é pronunciada como uma palavra plena. Por outro lado, a sigla é constituída pelas diferentes letras que formam o nome/designação, sendo cada uma destas pronunciada; p.ex., ISHT (Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias). Não utilize pontos finais, p. ex.,

I.S.H.T. Escreva o nome/designação por extenso quando surgir pela primeira vez, seguido da sigla entre parêntesis, p. ex.: Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias (ISHT). A seguir, pode-se utilizar apenas a sigla no restante texto.

  1. Números

 

Escreva os números de um a dez por extenso. Para os números superiores a dez, use algarismos. Utilize algarismos quando houver bastante estatística no texto, e não uma mistura de palavras e algarismos, p. ex.: ‘36 alunos realizaram o teste’. Escreva os números por extenso, por exemplo, ‘trinta e seis alunos …’. ‘Um total de 36 alunos…’. No que diz respeito a percentagens, escreva: 70 por cento quando se trata de um texto, e 70% no caso de tabelas.

  1. Moeda

 

Use abreviaturas apropriadas, p.ex., 5,00 MT; US$ 5,00; US $5 milhões ou 5 milhões de USD, em vez de US$ 5.000.000,00. Dê alguma indicação sobre a equivalência, caso se trate de uma moeda cujo valor não seja muito conhecido pelos potenciais leitores da sua informação.

  1. Datas

 

Anote as datas do seguinte modo: 9 de Dezembro de 2013; 1987-88; de 2009 a 2015. Nos anos 80; na década de 80; No século XX.