As vítimas de violência doméstica, abuso sexual, violência psicológica, assédio sexual, consumo de drogas, assim como crianças com perturbações mentais como síndrome de Dawn, autismo, entre outros, ou problemas psicológicos e emocionais, contam, a partir desta quinta-feira, 31 de Agosto, com um Núcleo de Práticas Psicológicas da Universidade Politécnica, na cidade de Maputo.

O núcleo, que vai funcionar no Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT), uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, integra profissionais qualificados, acompanhados por estudantes estagiários, na fase final do curso de psicologia.

Na cerimónia de abertura da referida unidade, o director-geral do ISGCT, Inocente Vasco Mutimucuio, referiu que o Núcleo de Práticas Psicológicas surge no âmbito da revisão curricular, com o objectivo de criar espaços e oportunidades para a realização de práticas que ajudam a desenvolver competências nos estudantes.

“Esperamos que usem bem este espaço e que comecem a pensar muito alto e de forma ousada. Este espaço deve ser sonante, ser ouvido e ser utilizado pela comunidade estudantil, comunidade circunvizinha e por toda a cidade de Maputo”, recomendou Inocente Mutimucuio.

Por sua vez, o coordenador do Núcleo de Práticas Psicológicas, Hachimo Chagane, explicou que a iniciativa se enquadra no cumprimento da orientação do reitor da Universidade, Narciso Matos, para a criação de um projecto de intervenção psicossocial para atender a ocorrências que se registaram, com frequência.

“O núcleo foi criado para dar respostas, em face de algumas ocorrências que estavam a registar-se aqui na nossa universidade, tais como, consumo de drogas, assédio sexual, dificuldades de lidar com as consequências da transição do ensino secundário para o ensino superior e da integração, apatia, falta de motivação e desinteresse pelos estudos, impacto das experiências e vivências da dinâmica familiar, estudantes com epilepsia e outros problemas de alteração psicológica, explicou Hachimo Chagane.

A estudante e estagiária no Núcleo de Práticas Psicológicas da Universidade Politécnica, Shanny Utenga, disse, a propósito da abertura do estabelecimento, ser a conclusão de um projecto que tem por objectivo oferecer suporte psicológico e terapêutico às pessoas que necessitam.

“Este núcleo de práticas psicológicas também representa um espaço para promover a disseminação do conhecimento e a capacitação na área da psicologia”, concluiu Shanny Utenga.

Importa referir que durante a abertura do Núcleo de Práticas Psicológicas foram realizados workshops e palestras com o intuito de ampliar e enriquecer o conhecimento, não apenas dos profissionais actuantes, mas também da comunidade em geral.