A Universidade Politécnica relançou a revista Humanitas
A Universidade Politécnica relançou, quarta-feira, 11 de Setembro, em Maputo, a revista Humanitas, de Ciências, Humanidades e Tecnologias, e a revista Debates, de circunscrição interna e de informação para todos os membros da comunidade académica.
A publicação Humanitas, que constitui um instrumento fundamental de divulgação de investigação científica de carácter temático transversal e interdisciplinar, foi criada em 2005.
No decurso da cerimónia, Narciso Matos, reitor da Universidade Politécnica, garantiu que a equipa editorial está empenhada em produzir um conteúdo que informe, inspire e entretenha os leitores, pelo que exortou aos académicos que façam pesquisas e a devida publicação.
“Estamos comprometidos em oferecer uma experiência única e enriquecedora a cada nova edição. Em relação à revista Debates, queria agradecer, particularmente, aos nossos estudantes de doutoramento, que mercê da metodologia adoptada no Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN), no curso de doutoramento, foram capazes, com o apoio das estruturas internas do ISAEN, de submeter 22 artigos que vão ser aqui publicados,” referiu Narciso Matos.
Por sua vez, Pedro Baltazar, editor-chefe de ambas as publicações, disse que as revistas académicas ajudam a democratizar o acesso ao conhecimento, permitindo que pesquisadores de diferentes regiões e instituições tenham acesso ao trabalho que está a ser realizado em outras partes do mundo.
“A publicação em revistas revisadas por pares garante que a pesquisa seja avaliada por especialistas antes da sua divulgação. Isso ajuda a validar a qualidade do trabalho e a integridade do processo científico”, indicou, acrescentando que a revista Debates hoje possui uma tiragem de mil exemplares e é aberta para a publicação de trabalhos de docentes e investigadores das mais diversas áreas.