Universidade  Politécnica  reflecte sobre actividades realizadas entre 2017-2024

Decorre, desde segunda-feira, 8 de Abril, na Ponta Douro, província de Maputo, um retiro de avaliação do nível de materialização dos objectivos traçados em 2017, com o horizonte temporal de 7 anos, e perspectivar o que será a Universidade Politécnica nos próximos anos.

O encontro de cinco dias, orientado pelo Magnífico Reitor, Prof. Doutor Narciso Matos, reúne cerca de 50 colaboradores, entre gestores e directores da universidade e do Grupo IPS, Lda.

Prof. Doutor Lourenço do Rosário – PCA do Grupo IPS

Aqui estão reunidos os académicos, que são os profissionais da palavra e a palavra é um exercício da liberdade. Estamos a completar 30 anos e nós estamos na fase de passagem de testemunho, o que significa que alguém vai continuar com este projecto. O Magnífico Reitor vai dar o impulso da passagem de testemunho na Universidade Politécnica e a nova direcção deve conhecer a nossa filosofia.

Prof. Doutor Narciso Matos – Magnífico Reitor

Para mim, é muito importante sairmos daqui não com unanimidade, mas cada um com as suas ideias. O mais importante é que no fim tenhamos um conjunto de aspirações e expectativas de metas em que todos concordamos. Devemos sair deste lugar com a capacidade de dizer o que é a Universidade Politécnica hoje e o que nós esperamos que, daqui a quatro ou cinco anos, seja. Devemos sair daqui com uma visão consensual.

Prof. Doutor Nazir Khan – Director-geral do Grupo IPS

Esperamos que do plano estratégico da universidade haja melhoria da imagem, marca, produto, serviço, expansão, bem como a consolidação da posição competitiva no mercado. Espera-se ainda, neste âmbito, que deste encontro resultem estratégias em prol da melhoria da satisfação dos colaboradores e clientes, o que constitui um desiderato da gestão contemporânea dos recursos humanos. Neste sentido, a gestão de conflitos bem como a agilização do Sistema de Comunicação constituem aspectos fundamentais a ter em conta nos debates.

Eduardo Matusse – Chancelaria

A chancelaria assume um papel unificador e harmonizador do funcionamento de todas as unidades do Grupo IPS. A Universidade Politécnica, que hoje está reunida em retiro de reflexão e estratégia, é parte deste Grupo IPS e, como parte, é desejável que nas suas reflexões e nas estratégias que traça estejamos sempre alinhados com a visão estratégia de todo o grupo.