Integrados novos estudantes do ISGCT

Realizámos, recentemente, em Maputo, a integração de novos estudantes no Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT), uma unidade orgânica e estruturante da Universidade Politécnica, com o objectivo de permitir a familiarização prévia dos estudantes com o ISGCT, a estrutura de funcionamento, regulamentos, normas básicas da vida académica e reconhecimento das instalações da universidade.

Trata-se de estudantes que vão iniciar as suas aulas, a partir do dia 26 de Fevereiro, no ISGCT, com a duração de quatro anos. A iniciativa, que teve a duração de dois dias, envolveu estudantes das áreas Área de Ciências de Engenharia, Ciências Económicas Financeira, Ciências de Gestão, bem como de Ciências Sociais Humanas e de Educação.

Os estudantes integrados estão inscritos nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica, Engenharia Informática e de Telecomunicações, Economia, Contabilidade e Auditoria, Administração e Gestão de Empresas, Gestão Financeira e Bancária, Psicologia, Ciências Jurídicas e Ciências da Comunicação.

Inocente Mutimucuio – Director do ISGCT

Este evento visa receber os estudantes inscritos no primeiro ano do ISGCT. Neste momento, estamos a tentar incorporá-los na vida académica desta universidade, prestando-lhes informações gerais, tais como a localização da biblioteca, do registo académico, dos locais de recreação, como, por exemplo, do clube de desportos. É assim que nós fazemos a integração dos estudantes para que, quando começarem as aulas, eles não se sintam perdidos, se sintam à vontade como membros da família Politécnica.

Sasha Tembe – Representante da AEISGCT

Hoje, como primeiro dia de apresentação da universidade aos novos estudantes e como associação, nós estamos aqui a apresentar a nossa instituição, em particular o ISGCT. Nós trabalhamos no sentido de ligar os estudantes à direcção e ao corpo docente da instituição.

Mayra Sultana – Estudante

Eu vim à universidade por via de um aconselhamento familiar, por parte dos meus tios, e acho que está a ser uma experiência muito boa. Para mim, é desafiador ser uma engenheira civil, porém, fui muito bem-recebida neste primeiro dia. Gostaria que cada estudante conseguisse concretizar os seus sonhos académicos.

Trata-se de um curso que tem como coordenador científico Nazir Khan e três docentes estrangeiros, que vão colaborar de forma semi-presencial, nomeadamente Pedro Matos, António Samagaio e Nuno Crespo.

O programa será ministrado em 14 módulos presenciais e online, com 25 horas cada. Prevê-se que o mesmo termine a 14 de Julho de 2025, após a conclusão de 350 horas de moldes e a entrega das dissertações.

No decurso da cerimónia de lançamento do programa, ocorrida, sexta-feira última, o vice-reitor da Universidade Politécnica, Cristiano Macuamule referiu que o acto não representa apenas o início de um programa académico, mas também o início de um novo capítulo na busca colectiva por conhecimento e excelência no mundo da gestão de empresas.

“O programa de Mestrado em Gestão de Empresas que acabamos de lançar foi cuidadosamente concebido para dotar os graduados de habilidades necessárias para um exercício profissional de qualidade no ambiente de constantes mudanças no seio das organizações. Ao combinar conhecimentos teóricos e discussões interactivas pretende-se que se faça a ponte entre a academia e a indústria, garantindo que os nossos estudantes não sejam apenas bem-sucedidos academicamente quando terminarem os seus cursos, mas também que estejam bem preparados para enfrentar os desafios que irão encontrar no mundo corporativo”, apontou o vice-reitor.

Por sua vez, Pedro Baltazar, director do ISAEN, explicou aos estudantes que para o alcance do êxito na 19ª edição do programa de Mestrado em Gestão de Empresas, o corpo docente montou uma equipa que assistirá a cada estudante individualmente e a todos, no dia-a-dia, para as mais diversas questões.

“Os estudantes ao escolherem o programa de mestrado devem saber que escolheram o curso campeão da instituição. É o curso com mais números de edições. Estamos na 19ª edição, é um curso já com 24 anos e que próximo ano completará as bodas mais importantes na vida das pessoas físicas e jurídicas”, concluiu o director.