Promovemos, recentemente, em Maputo, uma formação de bibliotecários das unidades orgânicas estruturantes e adstritas à universidade, que tinha como objectivo dotar os formandos de capacidades técnicas e práticas relacionadas à administração de bibliotecas.

A capacitação decorreu entre os dias 13 e 17 de Novembro e foi coordenada pela Direcção das Bibliotecas, em parceria com o Instituto Médio de Ciências Documentais (CIDOC).

Participaram do evento, formadores do CIDOC, técnicos bibliotecários das várias unidades da instituição e ainda convidados da Universidade UniTiva, da Escola Superior de Jornalismo, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) e da Universidade Técnica de Moçambique (UDM).

Liçª Verónica Nhamona Sitoe – Directora das Bibliotecas

Achámos que tínhamos que fazer esta formação porque temos técnicos novos, alguns formados na área de biblioteconomia, já com larga experiência em bibliotecas, mas precisavam desta capacitação ministrada por um formador experiente na matéria e que possa, de alguma forma, dotá-los de capacidades teóricas e práticas em matérias ligadas à gestão de bibliotecas e gestão de repositórios físicos e digitais.

Prof.ª Doutora Aissa Mithá Issak – Formadora

Este tipo de formação de actualização e discussão de novas metodologias é sempre bem-vindo e de forma particular na área de biblioteca. Esperamos que seja uma consolidação daquilo que teoricamente aprenderam ao longo da semana, sobre como transformar aspectos de livros de biblioteconomia na vida prática.

Pércia Barros – Biblioteca Central

Faço uma apreciação muito positiva da iniciativa, porque como sabemos a biblioteca é uma unidade em crescimento, onde há a necessidade de estarmos sempre a actualizar-nos, inovar e a reinventarmo-nos. Esta oportunidade vai fazer muita diferença nas nossas bibliotecas.

Diogo Simião – Biblioteca Sectorial de Nampula

Foi uma capacitação muito produtiva na medida em que pudemos refletir sobre o papel do bibliotecário e como gestores de informação sentimos que estamos capacitados para inovar e usar a nossa criatividade para promover as bibliotecas e servir mais e melhor aos nossos utentes.

Elisa Govo – Técnica Principal do Acervo das bibliotecas

A troca de experiências com os bibliotecários das universidades circunvizinhas, serviu de reflexão para melhorar o seu desempenho de forma a dar mais conforto, segurança e comodidade aos utentes no processo de busca de materiais bibliográficos existentes da Universidade Politécnica, aprendemos e conseguimos transmitir a melhor estratégia para aquisição de bibliografias úteis e actualizadas aos nossos colegas bibliotecários de outras Universidades.