Mestrado em GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO

Os últimos anos têm sido caracterizados pela participação crescente de Moçambique no processo de internacionalização das actividades económicas, bem como, por diversas transformações e reformas económicas que vêm ocorrendo no País. Paralelamente, a Comunidade Internacional é confrontada com outros acontecimentos (e.g. volatilidade dos mercados financeiros, crise das dívidas soberanas na Europa, crescimento económico assinalável de alguns países asiáticos e sul-americanos) que têm colocado importantes desafios ao tecido empresarial do país. Estes acontecimentos têm tido reflexos na esfera nacional e internacional em matérias relacionadas com a gestão empresarial, factos que contribuíram para uma crescente importância de pessoas envolvidas nestas áreas e da sua necessidade nas organizações empresariais modernas.

Neste sentido, este programa pretende ser um espaço de aprendizagem e de reflexão para os participantes que desejam aprofundar os seus conhecimentos nos campos da gestão empresarial contextualizada na realidade moçambicana e internacional. Ao longo do programa, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências e técnicas pessoais num ambiente de aprendizagem prática através de estudos de casos, numa abordagem integrada das diversas áreas funcionais da Gestão.

O Mestrado em Gestão de Empresas beneficia de uma parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa a nível da gestão científica e pedagógica do curso, bem como da cedência de vários professores doutorados para fins de leccionação de várias unidades curriculares do programa e acompanhamento de estudantes na fase de elaboração das suas dissertações.

OBJECTIVOS DO PROGRAMA

Constituem objectos do programa:

1)              Formar quadros com elevada competência técnica na Gestão de Empresas;

2)              Dar a conhecer o quadro teórico e as competências que os profissionais desta área necessitam de possuir para poderem contribuir no processo de criação de valor das organizações em que se inserem;

3)              Consolidar conhecimentos técnicos que possibilitem os profissionais destas áreas responder pronta e eficazmente aos desafios que são colocados na preparação de informação de qualidade e tempestiva;

4)              Estabelecer pontes entre as diversas áreas científicas que compõe o programa através do processo de investigação e/ou na aquisição de competências;

5)              Proporcionar a primeira aproximação à investigação científica nestes domínios, apoiando assim a formação de docentes e investigadores, que permitam à Universidade desempenhar um papel activo na produção de estudos avançados nas áreas do Mestrado;

6)              Promover uma abordagem plural do ensino e investigação;

7)              Promover os valores éticos e socialmente responsáveis na gestão das organizações;

8)              Possibilitar que os participantes criem uma rede de contactos e desenvolvam competências interpessoais (comunicação, integridade, liderança) que contribuam para um desempenho eficaz das suas funções.

O Mestrado de Gestão de Empresas está desenhado para os actuais e futuros profissionais das diversas áreas funcionais da Gestão que desejam desempenhar as suas funções com elevado nível de sucesso profissional e pessoal. Trata-se de um Mestrado de natureza profissionalizante, conferindo uma especialização profissional, tendo em vista garantir que os estudantes que concluam este curso potenciem as suas perspectivas de empregabilidade e de carreira futura.

São admitidos à matrícula no programa os candidatos titulares do grau de licenciatura.Os candidatos serão seleccionados em função do seu curriculum académico e profissional.

UNIDADES CURRICULARES

DIREITO DE EMPRESA