Mestrado em ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS, EMERGÊNCIA E DOENTE CRÍTICO

INTRODUÇÃO

A Universidade Politécnica (A POLITÉCNICA), em parceria com o Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), propõe-se a criar e a desenvolver, em conjunto, o Mestrado Profissionalizante em Enfermagem de Cuidados Intensivos, Emergência e Doente Crítico (MECIEDC). É um programa que contém temáticas que vão contribuir na prestação de cuidados de enfermagem especializados na área clínica de enfermagem intensiva em doente crítico. Contextualiza e aprofunda os desafios actuais da saúde na melhoria dos cuidados de enfermagem em situações de emergência e risco de vida, bem como aborda os problemas ligados à implementação das políticas do Ministério da Saúde do país. Como profissionalizante, contém uma carga significativa de temáticas ligadas à resolução de problemas práticos que se colocam no atendimento de doentes graves e em risco de vida.

OBJECTIVOS DO PROGRAMA

Constitui objectivo do Programa:

Formar Mestres em Enfermagem de Cuidados Intensivos, Emergência e Doente Crítico com capacidade de reflexão crítica e analítica baseda em conhecimento científico e prático de modo que possa actuar na gestão e prestação de cuidados de enfermagem aos doentes graves e em risco de vida.

ÁREAS CIENTÍFICAS

Fazem parte deste Mestrado as seguintes áreas científicas:

Enfermagem Geral;

Saúde Pública;

Enfermagem de Urgência do doente em risco de vida

Nutrição do Doente Crítico.

LINHAS DE PESQUISA:

O presente Mestrado conta desenvolver quatro linhas de pesquisa, a saber:

Doente Crítico- Estuda os processos de saúde e de adoecimento no curso do desenvolvimento humano. Investiga os processos patológicos e de saúde, de avaliação diagnóstica e de intervenções terapêuticas, procedimentos técnicos em doentes críticos, Sepsis em Cuidados Intensivos, Doente Ventilado;

Farmacologia de Emergência- Estuda e identifica aspectos ligados à atuação farmacológica e não farmacológica destas condições clínicas;

Cateterismos-Venosos e Arteriais- Estuda num contexto prático todo os processo de abordagem do doente crítico, com o intuito de o manter em equilíbrio hemodinâmico;

Nutrição do Doente Crítico- Estuda Processos educacionais em contexto do profissional de saúde na nutrição do doente crítico, estuda o desenvolvimento humano em contexto educacional, tais como, os processos de ensino e aprendizagem.

PERFIL DE SAÍDA

O graduado em Mestrado em Enfermagem de Cuidados Intensivos, Emergência e Doente Crítico terá um perfil que o capacita a enfrentar desafios referentes aos cuidados gerais de enfermagem e especializados no atendimento do doente crítico com falência orgânica, tendo em conta as múltiplas especialidades da equipa de trabalho onde serão enquadrados, utilização de equipamentos sofisticados e tecnologia avançada, meios terapêuticos altamente agressivos e complexos.

O graduado estará capacitado para fazer análises sobre o estado do doente crítico, aplicar metodologias de solução de problemas adquiridas durante a formação. Espera-se, igualmente que o graduado actualize permanentemente os conhecimentos teóricos e práticos com base nas tendências internacionais.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Formulário da ISAEN preenchido;

CV actualizado;

Cópia do BI autenticado;

Certificado das disciplinas feitas autenticado;

Diploma com média final autenticado e

Certificado de Equivalências caso tenha feito a formação no exterior;

2 fotografias coloridas e

Comprovativo de pagamento da Taxa de Candidatura.

NOTA: AS FOTOCÓPIAS DEVEM SER AUTENTICADAS (EXCEPTO AS DE CV).

CASO A LICENCIATURA TENHA SIDO CONCLUÍDA NO EXTERIOR, DEVERÁ SOLICITAR A EQUIVALÊNCIA DO CERTIFICADO NA COMISSÃO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS.

LOCAL DAS AULAS

Nas instalações do ISAEN (Universidade Politécnica).

Av. Paulo Samuel Kankhomba, 879 | Maputo, Moçambique

Tel: +258 21 352 750 | Fax: +258 21 352 701

Cel: +258 82 328 5250 | 82 313 3700 | 82 312 6180

Home page: www.apolitecnica.ac.mz