DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO

INTRODUÇÃO

O Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento integra-se no 3º ciclo de estudos universitários e é oferecido pela Escola Superior de Altos Estudos e Negócios da Universidade Politécnica, com o propósito de proporcionar uma formação académica avançada, de alta qualidade, e de produzir pesquisas originais na área de Estudos de Desenvolvimento.

O programa visa estudar e debater assuntos da actualidade, tendo como definidas três áreas do conhecimento: Filosofia, Epistemologia do Conhecimento e Metodologias, que serão oferecidas na primeira fase do programa como Fase Propedêutica. A Segunda é a dos Seminários Obrigatórios, seguida pela terceira e última fase que contempla a pesquisa e a elaboração da Tese.

OBJECTIVOS DO PROGRAMA

Ao final do programa, o estudante deverá ser capaz de:

Demonstrar conhecimento na vertente dos Estudos de Desenvolvimento;

Desenvolver competências analíticas, de avaliação e de reflexão crítica sobre situações concretas na área de Estudos de Desenvolvimento no contexto nacional e internacional;

Demonstrar capacidades e competências para realizar investigação de forma autónoma na área dos Estudos de Desenvolvimento;

Demonstrar capacidades e competências para contribuir para o avanço do conhecimento e para o progresso social e económico nacional e internacional.

PLANO DE TEMÁTICO

O conteúdo do programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento é composto por disciplinas alinhadas com os objectivos do programa e compreende a componente curricular e a componente da tese de doutoramento.

A componente curricular do plano de estudos é composta por 3 (três) unidades curriculares e 3 (três) seminários um deles nuclear e dois complementares.

PLANO TEMÁTICO

As unidades curriculares previstas são as seguintes (apresentação listada por ordem alfabética):

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os conhecimentos adquiridos neste Doutoramento permitirão aos estudantes exercerem funções nas instituições de pesquisa e investigação, bem como nos sectores público e privado, ligados ao desenvolvimento nacional e internacional.

Possíveis saídas profissionais: desenvolver actividades nas áreas de docência e investigação, gestão de organizações nacionais e internacionais, consultoria, condução de programas de formação e capacitação, jornalismo, planeamento, gestão de projectos de desenvolvimento, concepção e avaliação de políticas públicas e de projectos ou políticas sociais.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Requerimento dirigido ao Reitor da Universidade Politécnica, a solicitar a aceitação da candidatura;

Documento comprovativo da titularidade do grau de mestre ou equivalente;

Curriculum vitae actualizado;

Projecto de investigação do tema que pretende desenvolver;

2 Cartas de recomendação de académicos que possam comprovar a experiência e habilidades do candidato na área de concentração;

2   Fotografias coloridas tipo passe;

Fotocópia do documento de identificação.

Briolanja Langa

Cel: +258 82 328 5250