Mestrado em DESENVOLVIMENTO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

INTRODUÇÃO

O território, a nível local, surge cada vez mais como unidade de planeamento e desenvolvimento das actividades económicas e sociais, bem como na organização do Estado e do tecido económico. Assim revelam as linhas da reforma do Estado, a descentralização da função pública, a atribuição de fundos descentralizados e a criação de mais autarquias (municípios). Cada vez mais há investimentos de grande dimensão com implementação no território, que exigem crescente domínio do conhecimento das áreas abrangidas pelo mestrado que se propõe.

As instituições públicas, a nível local, são cada vez mais chamadas para a concepção e promoção do desenvolvimento. Existe uma lacuna importante na formação dos quadros em áreas como o desenvolvimento do território, o planeamento/ordenamento urbano e do território, a crescente legislação relacionada com os recursos naturais, a terra, florestas, recursos minerais, etc.

Reciclar, aprofundar, especializar e alargar os conhecimentos, as competências e a capacidade de pesquisar, é uma necessidade para a qual urge a criação de opções de formação para acudir às novas competências exigidas ao quadros e técnicos.

Nessa perspectiva, apresenta-se a proposta de um mestrado em Desenvolvimento e Ordenamento do Território (DOT). Esta área não é, ou é pouco abrangida no ensino superior em Moçambique. O mestre vem assim colmatar uma lacuna na oferta de ensino superior em Moçambique.

OBJECTIVOS DO PROGRAMA

O mestrado pretende, de forma genérica, que os mestrandos desenvolvam capacidade de análise e de investigação, autonomia de trabalho individual e competências de gestão de projectos relacionadas do território e o planeamento/ordenamento físico. Pretende-se ampliar a formação técnica que permita análises e decisões com base no conhecimento interdisciplinar.

Em concreto, o mestrado introduz as seguintes competências:

Interpretar as políticas públicas de desenvolvimento local assim como da implantação no território de projectos de decisão central.

Analisar os impactos locais (ecónomicos, sociais e ambientais) de implantação de grandes investimentos no território.

Elaborar e analisar projectos de investimento e conceber estratégias de desenvolvimento local e de urbanismo.

Desempenhar funções técnicas em organismos públicos relacionados com o desenvolvimento do território e o planeamento/ordenamento físico.

Conhecer as leis sobre o desenvolvimento, a administração local e os recursos naturais.

Ser capaz de fazer análise interdisciplinar do espaço e de realizar estudos e investigação.

Desenvolver a autonomia de trabalho individual e de participação em grupos de trabalho.

PERFIL DE INGRESSO

Licenciados em Agronomia, Arquitectura, Economia, Gestão, Silvicultura, Sociologia e Veterinária.

Dá-se preferência aos candidatos que sejam profissionais de actividades económicas e sociais relacionadas com o território, tanto dos órgãos centrais como locais do Estado.

PLANO TEMÁTICO

O mestrado é composto por disciplinas e seminários. Sempre que possível, estes serão realizados paralelamente à leccionação das disciplinas com temas similares ou afins e/ou de forma concentrada no fim das disciplinas. Pode ainda ser oportuno, em alguns casos, integrar os seminários nas cargas horárias das disciplinas.

Estão previstos 10 seminários de três horas cada, cujos temas serão oportunamente avaliados.

A sequência apresentada das disciplinas não obedece a um critério determinado e poderá ser alterada em função da organização e disponibilidade dos docentes.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Curriculum Vitae actualizado

2 fotografias tipo passe

1 fotocópia do documento de identificação

1 fotocópia do diploma com a média final

1 fotocópia do certificado das disciplinas feitas

Ficha de inscrição

Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura

 

Nota: As fotocópias devem ser autenticadas (excepto as de CV).

Caso a licenciatura tenha sido concluída no exterior, deverá solicitar a equivalência do diploma no Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Ensino Técnico Profissional.

INÍCIO E LOCAL DAS AULAS

Nas instalações do ISAEN (Universidade Politécnica).

Av. Paulo Samuel Kankhomba, 879 | Maputo, Moçambique

Tel: +258 21 352 750 | Fax: +258 21 352 701

Cel: +258 82 328 5250 | 82 313 3700 | 82 312 6180

Home page: www.apolitecnica.ac.mz

Para informações detalhadas, contacte:

fanibal@apolitecnica.ac.mz | blanga@ips.co.mz