Mestrado em CONTABILIDADE, FISCALIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS

INTRODUÇÃO

A última década tem sido caracterizada pela participação crescente de Moçambique no processo de internacionalização das actividades económicas, bem como, por diversas transformações e reformas económicas que vêm ocorrendo no País. Paralelamente, a Comunidade Internacional é confrontada com outros acontecimentos (e.g. volatilidade dos mercados financeiros, crise das dívidas soberanas na Europa, crescimento económico assinalável de alguns países asiáticos e sul-americanos) que têm colocado importantes desafios ao tecido empresarial do país.

Esta envolvente tem produzido alterações no domínio da Contabilidade (e.g. Novo Plano Geral de Contabilidade de 2007), da Fiscalidade (e.g. Lei de Bases do Sistema Tributário de 2002), da Auditoria e Fiscalização das sociedades (e.g. Revisão das Normas Internacionais de Auditoria) e também das Finanças Empresariais.

Este programa pretende ser um espaço de aprendizagem e de reflexão para os participantes que desejam aprofundar os seus conhecimentos sobre os conceitos de controlo de gestão, fiscalidade e finanças empresariais e assim elevar as suas competências técnicas.

OBJECTIVOS DO PROGRAMA

O presente programa pretende que no final os seus participantes atinjam os seguintes objectivos:

–                 Consolidem conhecimentos técnicos na área da Contabilidade, Fiscalidade e Finanças e respondam pronta e eficazmente aos desafios que confrontam na preparação de informação de qualidade e tempestiva.

–                 Identifiquem as implicações fiscais das decisões de gestão.

–                 Apliquem as diferentes técnicas que as instituições podem usar para uma gestão mais eficaz dos riscos operacionais e financeiros.

–                 Conheçam as diferentes técnicas que contribuem para o desenvolvimento e implementação de uma perspectiva estratégica da organização.

–                 Criem oportunidades para estabelecer uma rede de contactos.

–                 Desenvolvam competências interpessoais (comunicação, integridade, liderança) que contribuam para um desempenho eficaz das suas funções.

PERFIL DE INGRESSO

–                 Licenciados nas áreas de Gestão, Economia, Contabilidade, Administração e outras áreas afins;

–                 Pessoas que, não possuindo licenciatura, tenham um curriculum vitae na área da gestão empresarial que seja considerado relevante pela comissão científica e Pedagógica da ISAEN;

PLANO TEMÁTICO

As unidades curriculares previstas são as seguintes (apresentação listada por ordem alfabética):

SAÍDAS PROFISSIONAIS

A frequência com sucesso deste programa de mestrado ajudará os estundeste a desenvolver funções, com perspectivas de elevado desempenho, nas seguintes actividades:

– Administração e Direcção Financeira de empresas ou outras instituições;

– Controlo Financeiro;

– Auditoria interna e externa e colaboração com essas auditorias;

– Analistas financeiros;

– Consultoria nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade ou Finanças Empresariais;

– Técnicos nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade ou Finanças Empresariais;

– Docentes e investigadores

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1 cópia de Curriculum Vitae

2 fotografias coloridas tipo passe

1 fotocópia do documento de identificação

1 fotocópia do diploma com a média final

1 fotocópia do certificado de conclusão do curso contendo as disciplinas feitas e média final.

ficha de inscrição preenchida

comprovativo de pagamento da taxa de candidatura

NOTA: AS FOTOCÓPIAS DEVEM SER AUTENTICADAS (EXCEPTO AS DE CV).

CASO A LICENCIATURA TENHA SIDO CONCLUÍDA NO EXTERIOR, DEVERÁ SOLICITAR A EQUIVALÊNCIA DO CERTIFICADO NA COMISSÃO NACIONAL DE EXAMES, CERTIFICAÇÃO E EQUIVALÊNCIAS.

LOCAL DAS AULAS

Nas instalações do ISAEN (Universidade Politécnica).

Av. Paulo Samuel Kankhomba, 879 | Maputo, Moçambique

Tel: +258 21 352 750 | Fax: +258 21 352 701

Cel: +258 82 328 5250 | 82 313 3700 | 82 312 6180

Home page: www.apolitecnica.ac.mz