PCA do Grupo IPS, Lda empossa novos quadros dos IMEPs e Escolas Secundárias

10 de Setembro de 2019

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Politécnico Superior (Grupo IPS), Prof. Doutor Lourenço do Rosário, empossou, na quinta-feira, 5 de Setembro, novos quadros dos Institutos Médios Politécnicos e das Escolas Secundárias do grupo.
Trata-se do Lic. Mariano Arlindo da Costa Rosário, Licª. Victória Damião Tangune, Licª. Mónica Avelina Bachita Langa e Licª. Elsa Solomone Cande, empossados para as funções de Director Adjunto Executivo para os IMEP’s e Escolas Secundárias do Grupo IPS, Secretária do IMEP-Maputo, Directora adjunta académica para os IMEP’s e Escolas Secundárias do Grupo IPS e da Secretária da Escola Secundária das Acácias, respectivamente.

Intervindo na cerimónia de tomada de posse, o Prof. Doutor Lourenço do Rosário recomendou uma maior articulação entre as diferentes unidades do Grupo IPS, bem como a gestão racional dos recursos (humanos, materiais e financeiros) com vista à implementação eficaz das reformas que estão a ser introduzidas no âmbito do processo de reestruturação em curso.
“Estamos a arrumar a casa. É necessário que os quadros dirigentes se apercebam que já atravessámos momentos muito duros e difíceis. Temos que ser nós a perceber que as coisas estão a mudar”, sublinhou o PCA do grupo, referindo-se ao processo de reestruturação.
Na ocasião, o Prof. Doutor Lourenço do Rosário instou aos empossados e aos presentes na cerimónia a esmerarem-se no sentido de aumentar os ingressos à Universidade Politécnica, às Escolas Secundárias, bem como aos Institutos Médios Politécnicos, sem, no entanto, descurar o factor “qualidade”.
Apesar de ser docente a tempo inteiro, o novo director adjunto executivo para os IMEP’s e Escolas Secundárias do Grupo IPS, Lic. Mariano Arlindo da Costa Rosário, disse assumir o cargo com enorme expectativa, dado que provém de uma empresa pública.
“É um desafio diferente, principalmente porque o cargo que assumo é de gestão. Por isso, vou dedicar todo o meu esforço para não defraudar as expectativas. Vou contar, naturalmente, com o apoio e colaboração dos quadros da instituição, que são extremamente competentes”, afirmou o Lic. Mariano Arlindo da Costa Rosário.
Por seu turno, a Licª. Mónica Avelina Bachita Langa, empossada para o cargo de directora adjunta académica para os IMEP’s e Escolas Secundárias do Grupo IPS, apontou como seu principal desafio lidar com os alunos dos ensinos secundário e médio.
“É um desafio enorme, apesar de estar na instituição há bastante tempo. Cresci, literalmente, no registo académico, mas no ensino superior. Lidar com alunos dos ensinos secundário e médio é muito delicado pois são pessoas muito sensíveis, e a relação envolve pais e encarregados de educação comparativamente aos estudantes do superior que maioritariamente são independentes”, explicou a Licª. Mónica Avelina Bachita Langa, que prometeu continuar a contribuir para o desenvolvimento da instituição.