Comunicado Universidade Politécnica Fundação Harry Frank Mesa Redonda

A Universidade Politécnica, em parceria com a Fundação Harry Frank Guggenheim, realizou, sexta-feira, 14 de Abril, em Maputo, uma mesa redonda subordinada ao tema “Explorando a pesquisa sobre o estado da violência em Moçambique”.

O evento tinha por objectivo auscultar propostas de pesquisa dos académicos nacionais e de pesquisadores estrangeiros do Quénia, Etiópia, Uganda, Zimbabwe entre outros, que estudam a gestão de conflitos e violência no continente africano, no geral, e em particular na província de Cabo Delgado, em Moçambique.

Na ocasião, o académico Narciso Matos, reitor da Universidade Politécnica, referiu que a parceria com a Fundação Harry Frank Guggenheim, que apoia jovens pesquisadores, é do interesse da sua instituição porque ajudará a desenvolver as capacidades de investigação.

“Para nós é uma oportunidade de parceria em que beneficiamos da experiência e da formação de jovens, que estudam problemas de várias partes do continente, mas que têm como denominador comum, a violência no sentido mais lato, como a que ocorre em Cabo Delgado”, apontou Narciso Matos.

Por sua vez, Loide Macaringue, pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos Nacionais da Universidade Joaquim Chissano, disse que o Governo e as forças vivas da sociedade devem estar envolvidos na pesquisa, como parte interessada em ver a situação de Cabo Delgado resolvida.

“O importante é estarmos preparados para ouvir ideias, que não sejam necessariamente as que nos confortam, e pensarmos numa solução em conjunto. Entretanto, o evento foi importante porque tivemos contacto com outros académicos e aprendemos como se pode fazer pesquisa”, concluiu a investigadora.

Importa referir que a Fundação Harry Frank Guggenheim é uma organização que apoia jovens pesquisadores de todo o mundo, na fase inicial dos seus projectos de investigação.  No âmbito das suas  atribuições , esta instituição promove African Fellow Awards, programa que reconhece académicos africanos emergentes que estudam aspectos da violência e conflitos no continente africano e/ou directamente relacionados a eles.