Universidade Politécnica celebra Dia Mundial do Livro

29-04-2022

Por ocasião do Dia Mundial do livro, que se celebra a 23 de Abril, a Biblioteca Central em parceria com o Instituto Superior de Gestão e Ciências e Tecnologia (ISGCT) organizou, nos dias 27 e 28 do corrente mês, em Maputo, uma Feira do Livro e Gastronomia com o objectivo de promover a leitura no seio dos estudantes.

O evento que teve a duração de dois dias, contemplou a venda de livros da Editora Escolar, Livraria Capicua, Edições Paulinas, Livraria Particular de Ciências Jurídicas e da Livraria Conhecimento, bem como produtos de artesanato e gastronomia moçambicana, para além de doação de sangue. De realçar que a exposição gastronómica esteve inteiramente a cargo dos estudantes do ISGCT.

Na ocasião, o Vice-Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Cristiano Macuamule, disse estar preocupado com a falta de interesse pela leitura por parte dos estudantes, tendo exortado os estudantes no sentido de fazerem do livro uma ferramenta de aquisição de conhecimento e competências, durante o percurso académico e ao longo da vida.

“Nos últimos tempos temos visto muitos estudantes a preocuparem-se mais com aquele que tem sido o maior concorrente directo do livro, nas mãos, isto é, o telemóvel ou tablet. Queremos que o estudante ganhe gosto pela leitura física do livro, por isso temos aqui na feira, livros a preços acessíveis” referiu o Prof. Doutor Cristiano Macuamule.

Num outro desenvolvimento, o Vice-Reitor explicou que a Biblioteca Central da Universidade Politécnica conta com um acervo de 28.500 obras actuais e está aberta para estudantes de outras universidades do país.

“A Covid-19 está a dar-nos uma trégua e esperamos que mais eventos sejam realizados ao longo do ano. Queremos agradecer a colaboração dos livreiros, dos artesãos e dos estudantes, para o sucesso desta Feira”, concluiu o Prof. Doutor Cristiano Macuamule.