Revisão Curricular é prioridade na Universidade Politécnica

29-03-2022

O Vice-Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Cristiano Macuamule, instou, sexta-feira, 25 de Março, em Maputo, o corpo docente da instituição, no sentido de acelerar o processo de revisão curricular, por forma a trazer soluções inovadoras e alinhadas com as necessidades e exigências do mercado no país e na região.

Este desafio foi colocado aos docentes, durante a cerimónia de abertura do ano lectivo de 2022, do Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias-ISGCT, uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, que decorreu sob o lema “Por um Ensino Superior Comprometido com a Qualidade do Processo de Ensino-Aprendizagem”.

Na ocasião, o Vice-Reitor referiu que a revisão curricular de todos os cursos oferecidos pela universidade estão na fase final, e o objectivo é adequá-los às exigências do mercado, em consonância com o nível de excelência ditado pelo Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) no país.

Num outro desenvolvimento, o Prof. Doutor Cristiano Macuamule disse que a tradição e a criatividade da Universidade Politécnica permitiram que fossem graduados, em 2021, o número mais elevado na sua história, mais de 1300 estudantes, dos quais 314 concluíram os seus cursos no ISGCT.

“A nossa universidade é permanentemente desafiada a cooperar estreitamente com o sector produtivo e com os empregadores para ajudar a trazer soluções inovadoras para os problemas locais. Os trabalhos académicos desenvolvidos pelos nossos estudantes, particularmente os de fim do curso, não devem ser um mero trampolim para o alcance do grau académico”, concluiu o vice-reitor.

Importa referir que a Universidade Politécnica registou outro marco histórico, com a inscrição de cerca de 1.800 Novos Ingressos para o ano lectivo de 2022.