Memorando entre a Universidade Politécnica e a Electricidade de Moçambique-EDM E.P.

22-02-2022

A Universidade Politécnica e a empresa pública, Electricidade de Moçambique-EDM E.P. assinaram, terça-feira, 22 de Fevereiro, em Maputo, um Memorando de Entendimento (MdE), que tem por objecto o desenvolvimento profissional do capital humano e prestação de serviços de formação ou de consultoria.

O acordo prevê a promoção de estágios profissionais, fornecimento de bens e prestação de serviços entre ambas as instituições.

Na ocasião, o Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, referiu que a assinatura do MdE vem dar mais energia a iniciativas que já estão a ser realizadas em conjunto entre as duas instituições, tendo realçado que o maior desafio da EDM são as perdas não técnicas de energia.

“É um fenómeno social, em que nós destruímos as torres por uma ou outra razão. Este constitui, a título de exemplo, um dos objectos de estudo transdisciplinar, em que A Politécnica e outras instituições se podem associar e procurar soluções. Estamos disponíveis e interessados em trabalhar com a EDM. Vamos continuar a multiplicar as acções de formação, estágios e pesquisas ligadas a trabalhos que a EDM precisa”, disse o Prof. Doutor Narciso Matos.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Engº. Marcelino Alberto, explicou que a assinatura do MdE visa, entre outros objectivos, alavancar a formação especializada e valorizar a competência do activo mais importante da EDM.

“Porque queremos consolidar a nossa liderança, enquanto empresa comercialmente rentável, traçámos um plano de negócios que cobre os anos 2020-2024 que determina a criação de uma força de trabalho habilitada e competente. Neste contexto estamos convictos de que assinatura do MdE trará benefícios mútuos”, concluiu.