ESDA inicia ano lectivo com foco na qualidade

09-02-2022

Decorreu, sexta-feira, 4 de Fevereiro, nas instalações da Escola Secundária das Acácias, a cerimónia oficial de abertura do ano lectivo 2022.

A cerimónia foi dirigida pelo representante do presidente do Conselho de Administração do Grupo IPS, Prof. Doutor Nazir Khan, que, na sua intervenção, assegurou haver condições para o ano decorrer sem sobressaltos, apesar da prevalência da Covid-19, que teve um impacto negativo nos anos anteriores.

“Tivemos situações que perturbaram o funcionamento da nossa escola e criaram alguns constrangimentos no nosso dia-a-dia, mas com a resiliência que nos é característica, como cidadãos e moçambicanos, conseguimos superar o impacto da Covid-19. Apesar de esta doença continuar entre nós, estão criadas as condições para, no presente ano lectivo, continuarmos a cumprir a nossa missão: ensinar com qualidade. Quero acreditar que ficámos com esta força interior para continuarmos a combater este adversário”, disse.

Na ocasião, o Prof. Doutor Nazir Khan instou os pais e encarregados de educação a participar activamente no processo de ensino e aprendizagem, que, não raras vezes, acreditam ser um papel somente das escolas.

“A participação dos pais e encarregados de educação é muito importante. Nós, como escola, contamos, inquestionavelmente, com o vosso apoio para cumprirmos cabalmente o nosso papel, que consiste em receber os alunos, transformá-los com conhecimentos e torná-los melhores pessoas, melhores profissionais, hoje e amanhã”, sublinhou.

A participação dos pais e encarregados de educação, acrescentou o Prof. Doutor Nazir Khan, deve concorrer para a melhoria contínua da qualidade da educação, devendo, por isso, abranger aspectos ligados aos conteúdos leccionados.

“As nossas portas estão sempre abertas para o debate de aspectos relacionados com a qualidade e que os pais entendam que não estão a ser devidamente orientados ou que precisam de qualquer reflexão mais cuidadosa. A nossa interacção deve ter como base a busca incessante pela qualidade”, concluiu.

Durante a cerimónia, foram atribuídos certificados de mérito aos alunos que se destacaram no ano lectivo de 2021. No mesmo âmbito, foi entregue um certificado de superação à aluna Ingride Serravento, que venceu uma batalha contra um tumor cerebral.

Para o presente ano lectivo, a Escola Secundária das Acácias conta com um efectivo de 650 alunos e 42 professores. Em 2021, o aproveitamento pedagógico de todas as classes esteve acima de 85%, sendo 8ª-91.2%, 9ª-86.1%, 10ª-88.2%, 11ª-94.3% e 12ª-99.4%