Publicação das pesquisas apresentadas nas jornadas científicas

22-11-2021

Reitor quer ver publicadas as pesquisas apresentadas nas jornadas científicas

O Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, desafiou, sexta-feira, 12 de Novembro, em Maputo, os estudantes e docentes desta instituição a publicarem as teses apresentadas, durante as jornadas científicas estudantis, que decorreram, entre os dias 8 e 12 de Novembro, sob o lema “Investigando e Inovando para o Desenvolvimento Sustentável em Tempos da Covid-19”.

Trata-se de um evento, inserido no âmbito das celebrações dos 25 anos da Universidade Politécnica, organizado pelas unidades orgânicas e estruturantes da instituição.

O mesmo tinha por objectivo incentivar o interesse pela investigação científica aos níveis académico, social e económico. Participaram, no evento, estudantes de diferentes níveis de ensino da universidade, desde a graduação presencial, ensino à distância e a pós-graduação, visando proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de aptidões, tais como elaboração de trabalhos científicos e apresentação dos respectivos temas.

No seu discurso de encerramento, o Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados. Contudo, desafiou os estudantes a escrever e demonstrar o que aprenderam.

“Temos a convicção de que algum estudo se faz para além da sala de aula. Alguma escrita se faz para além da sala de aula. Isso deve ser divulgado. Vamos perseverar nesse caminho. Insisto na necessidade de um balanço mais alargado”, referiu o Prof. Doutor Narciso Matos.

Importa referir que as jornadas científicas estudantis contaram com a participação de 59 estudantes das seguintes unidades orgânicas: Instituto Superior de Humanidades, Ciências e Tecnologias (ISHCT), Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT), Instituto Superior de Estudos Universitários de Nampula (ISEUNA), Instituto Superior Universitário de Tete (ISUTE), Instituto Superior Politécnico de Nacala (ISPUNA), Instituto Superior Aberto de Altos Estudos e Negócios (ISAEN) e Instituto Superior Aberto (ISA).