O Instituto Superior de Humanidades, Ciências e Tecnologias (ISHCT), graduou 179 estudantes

3-07-2021

O Instituto Superior de Humanidades, Ciências e Tecnologias (ISHCT), uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, graduou, sábado, 03 de Julho, na cidade de Quelimane, província da Zambézia, 179 estudantes, dos quais 80 são mulheres e 99 homens.

Trata-se da XV cerimónia de graduação do ISHCT, que lançou para o mercado do emprego profissionais formados nos cursos de Administração e Gestão de Empresas, Ciências da Comunicação, Ciências Jurídicas, Contabilidade e Auditoria, Informática de Gestão, Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica, Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Enfermagem, Gestão de Empresas, Administração Pública, Ciências da Educação e Gestão dos Recursos Humanos.

O reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos explicou que a cerimónia é revestida de singular significado, pelo facto de realizar-se num ano académico caracterizado por muitos desafios, com particular ênfase, para a pandemia da Covid-19, que impôs várias paragens ao processo de ensino e aprendizagem e por outro lado, a guerra, na zona centro e norte do país.

“Parabéns por terminarem as vossas licenciaturas. Votos de que o ISHCT vos tenha preparado para uma vida de sucesso pessoal, familiar e social. Não parem nunca de aprender, porque o mundo está em constante mudança. Sejam embaixadores da Universidade Politécnica. Parabéns pelo apoio que deram aos vossos entes queridos. Caros docentes, CTA, direcção do ISHCT muito obrigado pela dedicação e perseverança, principalmente nestes anos de pandemia e de guerra. A Politécnica existe e tem bom nome por causa do vosso trabalho. Muito obrigado aos parceiros que permitiram estágios, concederam bolsas de estudo e pela comparticipação no processo da vossa formação”, parabenizou Narciso Matos.

Por sua vez, Pio Matos, governador da província da Zambézia, enalteceu o papel preponderante da Universidade Politécnica, na formação de estudantes durante os 23 anos de crescimento e realização, num momento em que o subsistema de ensino superior é marcado por múltiplos desafios.

“Acabamos de testemunhar a cerimónia de entrega de certificados aos 179 graduados. São cursos diversificados e importantes para o panorama do desenvolvimento da nossa província, pelo que saudamos a direcção da universidade pela escolha dos cursos e também aos estudantes, considerando que a adesão aos cursos, tem a ver com a respectiva demanda”, referiu Pio Matos.

O presidente do Conselho Autárquico da cidade de Quelimane, Manuel de Araújo, disse na ocasião, ser importante que os estudantes graduados contribuam para o desenvolvimento do país e que sejam a bússola para esse fim, particularmente nestes momentos difíceis provocados pela pandemia da Covid-19.

“Não pegueis estes graus e guardeis nas gavetas. A sociedade clama pelo vosso saber, pelo vosso conhecimento e pela vossa iluminação. Esta universidade desempenhou um papel importante porque foi a primeira a travar o êxodo de cidadãos desta província para outras cidades”, concluiu Manuel de Araújo.

Importa referir que o ISHCT graduou, em 2021, 179 profissionais, dos quais 80 mulheres e 99 homens. Em 2018 graduou 114, dos quais 69 mulheres e 45 homens. De 2001 até 2012, registou 665 bacharéis, prevendo licenciar 1004 estudantes para totalizar uma meta de 1219 estudantes licenciados pela ISHCT, no presente ano.