Universidade Politécnica doa produtos ao INGD

29-06-2021

Com vista à mitigar o impacto dos ataques terroristas e das calamidades na província de Cabo Delgado, o movimento académico da Universidade Politécnica entregou, segunda-feira, 28 de Junho, em Maputo, um donativo constituído por produtos não perecíveis e diverso vestuário ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

A singela contribuição dos estudantes, colaboradores e encarregados de educação da Universidade Politécnica destina-se aos deslocados de guerra e resulta de uma campanha interna de angariação.

Em representação da Universidade Politécnica, Mateus Simbine, director da Área de Cooperação e Extensão Universitária, referiu que a campanha interna foi replicada nas províncias onde a instituição opera, tendo obtido maior adesão dos colaboradores que se prontificaram em juntar-se ao movimento solidário.

“Este apoio visa melhorar as condições de vida de todos os que foram forçados a deslocar-se dos seus locais de residência ou de trabalho, para outros pontos do país. Simbolicamente, trouxemos aqui alguns produtos, que incluem material escolar para apoiar, igualmente, crianças de modo a continuarem com os seus estudos. Estamos aqui para cumprir com o nosso dever moral e cívico diante da sociedade”, referiu Mateus Simbine.

Por sua vez, César Tembe, director de Prevenção e Mitigação (DPM) do INGD, disse que o donativo entregue pela Universidade Politécnica, constitui um apoio significativo para as famílias que estão deslocadas, pois necessitam de ajuda para a sua subsistência.

“Talvez seja o momento de lançar este apelo a outras pessoas, quer na forma colectiva ou singular, para que também possam aderir ao movimento de solidariedade, seguindo este exemplo, que nos é dado pela Universidade Politécnica”, concluiu César Tembe.

Importa referir que o movimento solidário da Universidade Politécnica decorre ao nível de todas as Unidades Orgânicas e Estruturantes onde esta instituição opera. Os interessados podem contribuir para ajudar as pessoas que se encontram nesta situação difícil.