Livro: Eu Tenho um Sonho

9 de Junho de 2021

Com vista à massificação do desporto, no geral, e o futebol, em particular, a Liga Moçambicana de Futebol (LMF) ofereceu, segunda-feira, 07 de Junho, exemplares da obra do renomado jogador moçambicano, Manuel Bucuane (Tico-Tico) à Universidade Politécnica. O livro, recentemente lançado, tem como título “Eu Tenho um Sonho”.

Através desta obra, o melhor marcador de todos os tempos da selecção nacional (os Mambas) aponta estratégias que podem ser implementadas para a melhoria do futebol moçambicano, aprendidas e concebidas ao longo da sua carreira futebolística. O livro retrata, também, a geração de atletas nacionais que figuram entre os melhores do mundo, com destaque para Eusébio, Coluna, e Hilário da Conceição.

Ananias Couana, presidente da LMF, disse que a oferta da obra, que passa a preencher as prateleiras da Biblioteca Central da Universidade Politécnica, enquadra-se no âmbito da massificação do desporto, no geral, e do futebol, em particular, através da leitura.

“A LMF agradece à Universidade Politécnica por ter cedido este espaço (Biblioteca Central) para partilhar o sonho do Tico-Tico. É um momento especial para a LMF. Espero que os livros sejam, de facto, aproveitados pela maioria das pessoas que visitam este local”, referiu Ananias Couana.

Por sua vez, Narciso Matos, reitor da Universidade Politécnica, explicou que a oferta dos livros vai contribuir para o engrandecimento do desporto no país, e enalteceu a LMF pela iniciativa, bem como o autor (Tico-Tico) por ter escolhido aquela instituição de ensino superior como um dos locais de apresentação da sua obra.

“Felicitamos o autor por ter registado as suas memórias, pois isso vai permitir que muitas pessoas saibam o que foi a sua carreira. É motivo de inspiração para nós porque se trata de um atleta que já atingiu altos patamares. Aproveito a ocasião para referir que, na Universidade Politécnica, procuramos fazer com que o desporto seja uma parte ou ferramenta do nosso trabalho. Estamos activos no basquetebol e no desporto escolar”, acrescentou Narciso Matos.

Na ocasião, Manuel Bucuane, explicou que a sua experiência é que despertou o sonho de potencializar o futebol, através de uma consciencialização massiva, o que contribuirá para o desenvolvimento da modalidade no País.

“Como se sabe, tive uma longa carreira, e quando voltei ao País, o objectivo foi trazer de volta essa experiência adquirida ao longo dos anos, através da criação da Escolinha do Tico, que é uma academia de futebol. Pensamos que o lançamento do livro pode ser um veículo para o desenvolvimento do futebol, que não está onde queríamos que estivesse. Penso que a experiência adquirida fora do país contribua para o desenvolvimento do desporto no país”, concluiu Tico-Tico.