Cerimónia de abertura do ano lectivo do ISGCT

5 -22- 2021

O Magnífico Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, dirigiu, quinta-feira, 22 de Abril, a cerimónia oficial de abertura do ano lectivo do Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT), durante a qual apelou aos estudantes a tirarem maior proveito da liberdade que o ensino superior lhes confere, devendo, para tal, aplicarem-se nos estudos desde o primeiro dia de aulas.

Por isso, reiterou que o ISGCT “apresentou todas as ferramentas e serviços disponíveis (a Biblioteca, o Centro Recreativo e Estudantil, o Clube de Desportos, o Gabinete de Apoio Psicológico, a Associação dos Estudantes, entre outros), mas depende de cada um de vocês usá-los ou não. […] meu conselho é que façam o uso desse poder que está nas vossas mãos”.

“Usem tudo o que a universidade tem disponível para vocês. Exijam sempre o melhor para que tenham a melhor experiência na universidade. Vistam o carácter de universitário na vossa atitude, nos estudos, no comportamento, no relacionamento com os docentes, colegas, pessoal técnico-administrativo e na sociedade”, disse.

Para o Prof. Doutor Narciso Matos, “a universidade não é difícil. É diferente da escola secundária, sem dúvida. Há um choque quando entram na universidade, desde o grau de liberdade que passam a ter. Ninguém vos controla, na prática. Vocês têm que controlar o vosso tempo, os vossos estudos e o vosso progresso. São adultos, para todos os efeitos”, considerou.

Num outro desenvolvimento, o Magnífico Reitor da Universidade Politécnica instou os estudantes a cultivarem a interacção entre si, pois, mais do que a qualidade das aulas, o que torna as instituições do ensino superior reconhecidas é o convívio e as redes sociais que os estudantes criam entre si, e que, muitas vezes, prevalecem para toda a vida. “Aprendam uns com os outros. Muitas vezes aprende-se mais com a dúvida do colega, ou tentando explicar aquilo que pensamos ter percebido”.

Por seu turno, o Director do ISGCT, Prof. Doutor Inocente Mutimucuio, disse esperar que os estudantes desenvolvam competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) necessárias para o mercado de trabalho, no País e no mundo.

O alcance deste objectivo, de acordo com o Prof. Inocente Mutimucuio, pressupõe não só a entrega aos estudos, mas também o domínio das ferramentas e da literatura, muitas vezes escrita em diferentes línguas, o que obriga, literalmente, os estudantes a serem frequentadores assíduos dos laboratórios e da biblioteca.

O Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT) é a maior unidade orgânica da Universidade Politécnica e conta, até ao momento, com 1670 estudantes (914 do sexo masculino e 756 do sexo feminino), que frequentam 11 cursos de licenciatura.

Para servir a esta população estudantil, o ISGCT conta com cerca de 175 docentes, a tempo inteiro e parcial, e um corpo técnico-administrativo composto por 32 membros.