Escola Secundária das Acácias implementa tecnologias inovadoras, para o ano lectivo 2021

29 de Março de 2021

Arrancou, sexta-feira, 26 de Março, em Maputo, o ano lectivo 2021 sob o lema “Uma educação inclusiva, patriótica e de qualidade”, na Escola Secundária das Acácias (ESDA), uma unidade adstrita à Universidade Politécnica, com 849 novos ingressos e tecnologias inovadoras adaptadas ao novo normal.

A cerimónia foi presenciada por pais, encarregados de educação, corpo directivo do Grupo IPS Lda, incluindo o Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, e o presidente do Conselho de Administração (PCA) do Grupo IPS, Prof. Doutor Lourenço do Rosário.

O Prof. Doutor Narciso Matos, Reitor da Universidade Politécnica, exortou à direcção desta escola no sentido de igualar o sucesso registado no aproveitamento pedagógico do ano passado, apesar das adversidades causadas pela pandemia da Covid-19.

Na ocasião, o Prof. Doutor Narciso Matos reconheceu que o ano passado foi muito difícil e que o resultado apresentados pela direcção da ESDA apresentou reflecte o esforço dos professores, encarregados de educação e a direcção, que soube reagir com urgência e responsabilidade, perante as exigências do momento, implementando metodologias e tecnologias inovadoras, que permitiram a todos os alunos concluírem nas melhores condições possíveis o ano lectivo.

“Vamos começar o ano lectivo numa nova situação, num novo normal e acreditamos que o empenho e a qualidade do trabalho que se pretende, será cumprido”, referiu o Prof. Doutor Narciso Matos.

Por sua vez, o PCA do Grupo IPS, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, disse que a ESDA não é só a melhor escola privada do país no curriculum nacional, mas também é a melhor escola nos termos dos resultados alcançados.

“Não tivemos em 2020 um ano fácil. Tivemos incompreensões, reconciliações, brigas, mas pelos números aqui apresentados, parece que tudo acabou bem”, ressalvou o PCA.

Na sua intervenção, o director Geral do IMEP da ESDA, Mestre Agostinho Barreto, explicou que 2021 será um ano lectivo marcado igualmente pela pandemia que irrompeu no país, mas a instituição está mais preparada para um novo começo em segurança.

“Contamos com a colaboração e empenho de todos, para continuarmos a obter sucessos e vitórias que no passado recente catapultaram a ESDA, para um lugar de destaque entre as escolas privadas”, concluiu o director.