ISGCT aposta no ensino híbrido

1 -2- 2021

Visando uma maior dinamização no processo de ensino e aprendizagem, em tempos da pandemia Covid-19, o Magnifico Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, conferiu posse, na segunda-feira, 1 de Fevereiro, em Maputo, aos novos quadros da direcção do Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT), uma Unidade Orgânica desta instituição privada de ensino superior, com o objectivo de implementar um ensino híbrido de qualidade.

Na ocasião, Prof. Doutor Narciso Matos, Magnífico Reitor da Universidade Politécnica, disse que a reestruturação visa conferir uma nova dinâmica adequada aos novos desafios, característicos deste tempo de incerteza derivada da pandemia do Coronavírus. Neste sentido, instou a nova direcção a criar colectivos que possibilitem maior interação e troca de ideias, a apostar na inovação, confiando no instinto e na capacidade da adaptação às novas circunstância de forma a que o ensino híbrido seja consolidado no semestre que em breve vai iniciar.

“Há algumas acções que estão em curso, desde os preparativos para o semestre que vai começar em breve e que será consolidado com o que aprendemos no ano passado. Sobre o ensino híbrido, vamos consolidar e seremos forçados a ir mais longe do que no ano passado, se as tendências da pandemia nos levarem ao ensino à distância. Então, estejamos prontos a fazer a adaptação necessária se tivermos que caminhar nessa direcção. A minha primeira prioridade é manter a máquina a funcionar. Adaptem-se, procurem soluções inovadoras e caminhemos para a frente. É preciso tomar atenção à revisão curricular”, afirmou Narciso Matos.

Por sua vez, o novo director do ISGCT, Prof. Doutor Inocente Vasco Mutimucuio, disse que o novo cargo representa um desafio que se for encarado de forma colegial, as orientações do Magnífico Reitor serão fáceis de se alcançar, tais como a inovação e a conclusão da revisão curricular, sem deixar para trás o processo de ensino híbrido, necessário para o avanço da universidade: “Eu penso que esta orientação do Magnífico Reitor coincide com a nossa visão como instituto, porque nós pensamos que de forma individual muito pouco progresso pode existir, mas se trabalharmos de forma colectiva, ouvindo outras vozes e partilhando sensibilidades e opiniões, consensos podem ser alcançados que indiquem o melhor caminho a seguir, particularmente quando se está diante de dificuldades. É ai que deve ser feito o trabalho de forma colegial”, explicou o novo director. Na mesma cerimónia, tomou ainda posse o Mestre Abú Ismael Tajú como director-adjunto científico-pedagógico do ISGCT.

A nova secretária do ISGCT, a Mestre Isabel Zandamela Humbane, referiu que as funções que lhe são confiadas representam um desafio, na medida em que a inovação deve ser empreendida e muitas adaptações devem ser feitas com o máximo de prudência, rigor e aprendizado.

“As experiências passadas vão ser importantes e o que vai acontecendo pelo mundo também para nós podermos fazer uma combinação mais assertiva. Estamos certos de que muito trabalho nos aguarda. Uma das missões que temos é manter a qualidade do ensino, das condições que oferecemos aos trabalhadores e mantermos ou melhorar cada vez mais a comunicação”, concluiu.

Importa referir que a cerimónia da tomada de posse, presenciada pelo Magno Chanceler, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, pela Vice-Reitora, Profª Doutora Rosânia da Silva e pelo Director Geral do Grupo IPS, Mestre Nazir Khan, entre outros convidados, foi antecedida pelo acto de entrega de certificados de honra aos quadros que cessaram funções.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on email
Share on print