ISGCT aposta no ensino híbrido

1 -2- 2021

Visando uma maior dinamização no processo de ensino e aprendizagem, em tempos da pandemia Covid-19, o Magnifico Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, conferiu posse, na segunda-feira, 1 de Fevereiro, em Maputo, aos novos quadros da direcção do Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT), uma Unidade Orgânica desta instituição privada de ensino superior, com o objectivo de implementar um ensino híbrido de qualidade.

Na ocasião, Prof. Doutor Narciso Matos, Magnífico Reitor da Universidade Politécnica, disse que a reestruturação visa conferir uma nova dinâmica adequada aos novos desafios, característicos deste tempo de incerteza derivada da pandemia do Coronavírus. Neste sentido, instou a nova direcção a criar colectivos que possibilitem maior interação e troca de ideias, a apostar na inovação, confiando no instinto e na capacidade da adaptação às novas circunstância de forma a que o ensino híbrido seja consolidado no semestre que em breve vai iniciar.

“Há algumas acções que estão em curso, desde os preparativos para o semestre que vai começar em breve e que será consolidado com o que aprendemos no ano passado. Sobre o ensino híbrido, vamos consolidar e seremos forçados a ir mais longe do que no ano passado, se as tendências da pandemia nos levarem ao ensino à distância. Então, estejamos prontos a fazer a adaptação necessária se tivermos que caminhar nessa direcção. A minha primeira prioridade é manter a máquina a funcionar. Adaptem-se, procurem soluções inovadoras e caminhemos para a frente. É preciso tomar atenção à revisão curricular”, afirmou Narciso Matos.

Por sua vez, o novo director do ISGCT, Prof. Doutor Inocente Vasco Mutimucuio, disse que o novo cargo representa um desafio que se for encarado de forma colegial, as orientações do Magnífico Reitor serão fáceis de se alcançar, tais como a inovação e a conclusão da revisão curricular, sem deixar para trás o processo de ensino híbrido, necessário para o avanço da universidade: “Eu penso que esta orientação do Magnífico Reitor coincide com a nossa visão como instituto, porque nós pensamos que de forma individual muito pouco progresso pode existir, mas se trabalharmos de forma colectiva, ouvindo outras vozes e partilhando sensibilidades e opiniões, consensos podem ser alcançados que indiquem o melhor caminho a seguir, particularmente quando se está diante de dificuldades. É ai que deve ser feito o trabalho de forma colegial”, explicou o novo director. Na mesma cerimónia, tomou ainda posse o Mestre Abú Ismael Tajú como director-adjunto científico-pedagógico do ISGCT.

A nova secretária do ISGCT, a Mestre Isabel Zandamela Humbane, referiu que as funções que lhe são confiadas representam um desafio, na medida em que a inovação deve ser empreendida e muitas adaptações devem ser feitas com o máximo de prudência, rigor e aprendizado.

“As experiências passadas vão ser importantes e o que vai acontecendo pelo mundo também para nós podermos fazer uma combinação mais assertiva. Estamos certos de que muito trabalho nos aguarda. Uma das missões que temos é manter a qualidade do ensino, das condições que oferecemos aos trabalhadores e mantermos ou melhorar cada vez mais a comunicação”, concluiu.

Importa referir que a cerimónia da tomada de posse, presenciada pelo Magno Chanceler, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, pela Vice-Reitora, Profª Doutora Rosânia da Silva e pelo Director Geral do Grupo IPS, Mestre Nazir Khan, entre outros convidados, foi antecedida pelo acto de entrega de certificados de honra aos quadros que cessaram funções.