ESAEN arranca ano lectivo com a 6ª edição do Programa de Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

19 de Março de 2020

A Escola Superior de Altos Estudos e Negócios (ESAEN), procedeu, segunda-feira, 16 de Março, em Maputo, à abertura do ano lectivo 2020/1, com a 6ª edição do Programa de Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais.
Trata-se de um programa com 14 módulos e que foi, recentemente, submetido ao Conselho Nacional de Avaliação e Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), para avaliação externa.
A Directora da ESAEN, Profª. Doutora Irene Mendes, que presidiu a cerimónia de abertura do ano lectivo, disse, na sua intervenção, que o maior desafio para o mestrando é a apresentação da sua dissertação, que poderá ser publicada ou divulgada caso reúna a qualidade exigida.

“Eu quero desafiar aos mestrandos que comecem a pensar em apresentar os seus trabalhos de pesquisa. Se o trabalho tiver qualidade poderá ser publicado e isso fará bem aos vossos curricula. Então trabalhem para darmos a conhecer os vossos trabalhos”, exortou a Profª. Doutora Irene Mendes.
Por sua vez, o Prof. Doutor José Tomo Psico, coordenador da Área Científica da ESAEN, referiu que o curso de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais, será leccionado por 40 por cento de docentes locais, isto é, da ESAEN, e os restantes 60 por cento, por docentes da Universidade de Lisboa, que tem uma parceria com a Universidade Politécnica.
O programa tem uma duração de 24 meses, subdivididos em 14 módulos: “Não deixem as coisas para a última hora. Que comecem já com os trabalhos. A colheita está na sementeira. Cerca de 90 por cento dos nossos estudantes são trabalhadores. Da parte da ESAEN tudo far-se-á para que os estudantes se sintam confortados na sua formação”, garantiu o coordenador Prof. Doutor José Tomo Psico.
Importa referir que a ESAEN oferece os seguintes programas de mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Gestão de Empresas, Direito Empresarial e Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais.
Durante a cerimónia de abertura do ano lectivo foi apresentada a coordenadora das Actividades de Pós-graduação, a Mestre Mariza Trindade, que explicou aos estudantes sobre os procedimentos académicos e o pessoal que vai apoiar na Tesouraria em questões referentes às propinas e matrículas.