Universidade Politécnica capacita quadros de direcção

18 de Março de 2020

Decorre desde segunda-feira, 16 de Março até quarta-feira, 18 de Março, na Universidade Politécnica, em Maputo, uma capacitação de quadros de direcção e chefia, que tem como propósito formar líderes e gestores com vista ao alcance de soluções para o sucesso organizacional da primeira instituição privada do ensino superior, em Moçambique.
Com esta capacitação, desenhada para quadros de direcção e chefia da Universidade Politécnica, pretende-se fazer face às dinâmicas decorrentes da concorrência e das demandas do século XXI, contribuir para o desenvolvimento de competências para o exercício da função de direcção e chefia da instituição, aprimorando competências de gestão e de liderança exigidas para o alcance dos objectivos estratégicos e organizacionais.

Com efeito, a universidade está a proporcionar aos actuais quadros da instituição, ocupantes de cargos da direcção e chefia, a oportunidade de assimilar conhecimentos e experiências com vista à aquisição de competências aplicadas às aptidões mentais, intelectuais, técnicas, cognitivas e relacionais necessárias aos cargos de direcção nas unidades orgânicas transversais e estruturantes.
A capacitação incide-se especificamente sobre matérias de análise da realidade envolvente, constituída pela interacção dos interesses institucionais, utilizando o planeamento de actividades e orçamento como instrumento de trabalho.
Compreender e aplicar técnicas de liderança para a obtenção dos resultados esperados e de gestão de equipas, adaptar práticas de gestão orientadas para resultados, tendo como base os indicadores de desempenho e de qualidade, instrumentos legais e regulamentares são alguns dos ganhos por parte dos beneficiários desta formação.
Importa referir que a referida formação é orientada pelo Prof. Doutor José Manjate, Mestre Eduardo Matusse, Prof. Doutor José Tomo Psico, Mestre Nazir Khan, Prof. Doutor Carlos Sotomane e a Profª. Doutora Sara Laísse.