ESGCT arranca ano lectivo com cursos acreditados pelo CNAQ

13 de Março de 2020

O Magnífico Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, orientou, quinta-feira, 12 de Março, em Maputo, a cerimónia de abertura do ano lectivo 2020/1 da Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias-ESGCT, com o desejo de que todos estudantes tenham um excelente ano lectivo.
Dos 12 (doze) cursos que serão leccionados no presente ano lectivo, 6 (seis) foram recentemente acreditados pelo Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior-CNAQ, nomeadamente Contabilidade e Auditoria, Administração e Gestão de Empresas, Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica, Engenharia Informática e de Telecomunicações e Informática de Gestão.

Na ocasião, o Magnífico Reitor, justificou que a submissão dos cursos para a acreditação, tem por objectivo alcançar a qualidade no processo de ensino e aprendizagem, tendo igualmente exigido aos estudantes que usem no máximo as condições oferecidas pela universidade.
“A avaliação externa que vai continuar este ano é uma das formas de continuarmos a melhorar a nossa qualidade. Aos mais novos prometam a vós próprios que vão utilizar ao máximo a oportunidade que a universidade oferece. Essa é a melhor forma de terem o tal excelente ano lectivo”, referiu o Magnífico Reitor.
Por sua vez, o Mestre Alberto Razul, Director da ESGCT, garantiu que para o presente ano lectivo, todos os cursos de engenharia, de gestão e de contabilidade oferecidos, foram externamente avaliados por órgãos independentes da universidade, tendo sido classificados como adequados para poderem ser leccionados pela universidade.

“Submetemos os nossos cursos à avaliação externa e foram todos eles aprovados. Quando se faz a acreditação de um curso há sempre um prazo e por conta disso temos um sector que vai cuidar da auto-avaliação, onde a própria instituição verifica se está em condições para a avaliação externa”, explicou o Mestre Alberto Razul.
Presenciaram a cerimónia de abertura do ano lectivo da ESGCT, o magno chanceler, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, a Pró-reitora para a Área de Pós-Graduação, Investigação Científica, Extensão Universitária e Cooperação, Prof. Doutora Rosânia da Silva, membros do Conselho Directivo da Universidade Politécnica, estudantes, encarregados de educação e convidados, onde foram apresentados os chefes de departamentos, coordenadores de actividades académico-administrativas, serviços oferecidos pela Tesouraria, pela Biblioteca, pelo Gabinete de Atendimento Psicológico-GAP entre outros.