ESDA Celebra Abertura do Ano lectivo 2020

06 de Fevereiro de 2020

O presidente do Conselho de Administração (PCA) do Grupo IPS Lda, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, orientou, na terça-feira, 04 de Fevereiro, na Escola Secundária das Acácias (ESDA), em Maputo, a cerimónia de abertura oficial do ano lectivo 2020, sob o lema “Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade”.
Na ocasião, o PCA exortou à Direcção da escola a preparar-se devidamente para acolher os novos ingressos, em número cada vez mais crescente. A procura, segundo referiu o Prof. Doutor Lourenço do Rosário, deve-se à qualidade de ensino e aprendizagem, espelhados nos resultados de 2019. Num universo de 910 alunos, a ESDA registou, na 8ª classe, um aproveitamento na ordem de 83 por cento, na 10ª classe, 99.4 por cento (resultado de exames nacionais) e na 11ª classe 95 por cento.

“Quero aqui felicitar o corpo directivo da ESDA, docentes e a comunidade estudantil pelo sucesso alcançado ao longo do ano lectivo transacto. Cabe-me ainda enaltecer a Doutora Natália Folgado, que serviu à Universidade Politécnica por mais de 20 anos e pelo excelente desempenho profissional”, explicou o PCA.
Por sua vez, o Director Geral das Escolas Secundárias d´A Politécnica, Mestre Agostinho Barreto Coetzee, destacou na sua intervenção, que os resultados alcançados, no ano passado, se devem em grande parte ao trabalho de todos e, em particular, à dedicação dos professores.
“O crescimento representa um grande desafio em buscar e garantir cada vez mais a qualidade de ensino e a formação de cidadãos para uma sociedade que se mostra cada vez mais exigente e competitiva, reflectindo a referência em que a nossa escola se tornou. Pretendemos continuar como referência. Temos orgulho disto”, afirmou o Mestre Agostinho Barreto Coetzee.
Em representação dos alunos, Aziz Bagas assegurou que a abertura do ano lectivo 2020 representa o início de uma nova jornada repleta de novos desafios, novas oportunidades, novas metas e muito trabalho. “Esperamos que seja um ano repleto de mais resultados positivos do que negativos. Esperamos poder aproveitar ao máximo todos os ensinamentos científicos e morais que serão aqui transmitidos. Aos novos ingressos desejamos as boas vindas, que entrem para a família d´Apolitécnica conscientes de que a jornada não será fácil. Aproveitamos a oportunidade para agradecer à Doutora Natália Folgado, que cessou as suas actividades no cargo de Directora Geral, pelo trabalho árduo que realizou em prol do desenvolvimento da ESDA e por ter sido uma profissional exemplar que tanto estimamos”, sublinhou Aziz Bagas.
Importa referir que durante a cerimónia de abertura oficial do ano lectivo, o PCA Prof. Doutor Lourenço do Rosário efectou a entrega de diplomas de honra aos alunos que melhor se destacaram em 2019.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on email
Share on print