ESDA Celebra Abertura do Ano lectivo 2020

06 de Fevereiro de 2020

O presidente do Conselho de Administração (PCA) do Grupo IPS Lda, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, orientou, na terça-feira, 04 de Fevereiro, na Escola Secundária das Acácias (ESDA), em Maputo, a cerimónia de abertura oficial do ano lectivo 2020, sob o lema “Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade”.
Na ocasião, o PCA exortou à Direcção da escola a preparar-se devidamente para acolher os novos ingressos, em número cada vez mais crescente. A procura, segundo referiu o Prof. Doutor Lourenço do Rosário, deve-se à qualidade de ensino e aprendizagem, espelhados nos resultados de 2019. Num universo de 910 alunos, a ESDA registou, na 8ª classe, um aproveitamento na ordem de 83 por cento, na 10ª classe, 99.4 por cento (resultado de exames nacionais) e na 11ª classe 95 por cento.

“Quero aqui felicitar o corpo directivo da ESDA, docentes e a comunidade estudantil pelo sucesso alcançado ao longo do ano lectivo transacto. Cabe-me ainda enaltecer a Doutora Natália Folgado, que serviu à Universidade Politécnica por mais de 20 anos e pelo excelente desempenho profissional”, explicou o PCA.
Por sua vez, o Director Geral das Escolas Secundárias d´A Politécnica, Mestre Agostinho Barreto Coetzee, destacou na sua intervenção, que os resultados alcançados, no ano passado, se devem em grande parte ao trabalho de todos e, em particular, à dedicação dos professores.
“O crescimento representa um grande desafio em buscar e garantir cada vez mais a qualidade de ensino e a formação de cidadãos para uma sociedade que se mostra cada vez mais exigente e competitiva, reflectindo a referência em que a nossa escola se tornou. Pretendemos continuar como referência. Temos orgulho disto”, afirmou o Mestre Agostinho Barreto Coetzee.
Em representação dos alunos, Aziz Bagas assegurou que a abertura do ano lectivo 2020 representa o início de uma nova jornada repleta de novos desafios, novas oportunidades, novas metas e muito trabalho. “Esperamos que seja um ano repleto de mais resultados positivos do que negativos. Esperamos poder aproveitar ao máximo todos os ensinamentos científicos e morais que serão aqui transmitidos. Aos novos ingressos desejamos as boas vindas, que entrem para a família d´Apolitécnica conscientes de que a jornada não será fácil. Aproveitamos a oportunidade para agradecer à Doutora Natália Folgado, que cessou as suas actividades no cargo de Directora Geral, pelo trabalho árduo que realizou em prol do desenvolvimento da ESDA e por ter sido uma profissional exemplar que tanto estimamos”, sublinhou Aziz Bagas.
Importa referir que durante a cerimónia de abertura oficial do ano lectivo, o PCA Prof. Doutor Lourenço do Rosário efectou a entrega de diplomas de honra aos alunos que melhor se destacaram em 2019.