Universidade Politécnica empossa novos quadros de direcção

22 de Janeiro de 2020

Com vista a assegurar melhor qualidade de ensino e aprendizagem, o Magnifico Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, empossou, na sexta-feira, 17 de Janeiro, em Maputo, novos quadros da instituição.
Trata-se do Prof. Doutor Carlos Sotomane, que passa a chefiar o Gabinete Central de Avaliação, Monitorização e Garantia de Qualidade, do Mestre Alberto Razul nomeado, para o cargo de Director da Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ESGCT), do Prof. Doutor Cristiano Macuamule indicado para a função de Director da Direcção Científico-Pedagógica, do Mestre Mateus Simbine que passa a liderar a Direcção de Cooperação Universitária, da Licª. Sandra de Noronha, nomeada para o cargo de chefe do Sector de Gestão Orçamental na Direcção Executiva, da Licª. Guilhermina Joaquim indicada para a função de Secretária da Escola superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ESGCT)

e do Mestre João Roldão, indigitado para o cargo de Director Adjunto Científico-Pedagógico da Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ESGCT).

O Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, justificou que as nomeações surgem no quadro geral da organização da universidade, com vista ao alcance da melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem.
“Como resultado desse trabalho, temos hoje um novo organograma da universidade, onde foram criadas algumas direcções para as quais são nomeados os novos responsáveis. Eu faço votos para que todos exerçam as funções para as quais foram nomeados, com honra, zelo e responsabilidade”, referiu o Prof. Doutor Narciso Matos.
O empossado Prof. Doutor Carlos Sotomane, intervindo após a Cerimónia, realçou que a Universidade Politécnica faz parte das 10 melhores universidades do país e que os grandes desafios após a tomada de posse são a continuidade na busca da melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem, o incremento de actividades práticas e laboratoriais no presente ano e a formação de docentes doutorados, para primarem com as exigências do mercado.
“Nós não temos esses aspectos aprimorados, porque não havia até agora cultura de qualidade. Com o recém-criado Gabinete Central de Avaliação, Monitoria e Garantia de Qualidade pretendemos assumir que a universidade seja capaz de fornecer graduados de qualidade, num mercado bastante competitivo a nível regional e internacional. Precisamos dos ditames legais e de práticas consentâneas para que haja efectivamente a possibilidade do empregador aceitar o estudante no mercado do trabalho”, explicou o Prof. Doutor Carlos Sotomane.
O Mestre Alberto Razul, Director da ESGCT, garantiu que a escola continuará na busca constante de melhoria do desempenho, para que ela seja o farol da Universidade Politécnica e que a reorganização em curso tenha um impacto positivo para os estudantes e o corpo directivo.
“A escola foi organizada e passa a funcionar com quatro áreas distintas de conhecimento do estabelecimento da ESGCT. É responsabilidade da escola fazer com que está reorganização tenha sinergias. Devemos eliminar os silos e combinar a docência e identificação de pesquisa salvaguardando a interdisciplinaridade no seio dos estudantes”, disse o Director.
Importa referir que durante a cerimónia os empossados receberam diplomas de mérito, pelo desempenho abnegado no percurso de cada um na universidade.