Arrancaram as aulas do Programa de Reforma do Ensino Técnico-Profissional no Instituto Médio Politécnico

03 de Abril de 2018

No passado dia 13 do presente mês, em Nampula e Tete, arrancaram as aulas do Programa de Reforma do Ensino Técnico-Profissional no Instituto Médio Politécnico (REPTO-IMEP) da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE). O REPTO-IMEP, é um Programa cuja vocação consiste em formar e graduar Técnicos Profissionais do Nível Médio, sobretudo às mulheres que demostrem  incapacidade financeira de arcar, integralmente ou parcialmente, com a sua formação.

Com seis cursos, sendo que 3 se encontram na província de Nampula (Mestre-de-Obras, Electricidade  Industrial e Medidores Orçamentistas) e 3 na província de Tete (Estradas e Pontes, Manutenção de  Equipamentos Hidráulicos e Construções Mecânicas).

O programa REPTO-IMEP conta actualmente com 141 estudantes, sendo que, 17 encontram-se matriculados no curso de Mestre-de-Obras, 18 no de Medidores Orçamentais e 30 no curso de Electricidade Industrial, em Nampula. Do universo de 70 estudantes que se encontram na província de Tete, 17 frequentam o curso de Estradas e Pontes, 25 frequentam o de Manutenção de Equipamentos Hidráulicos e 28 encontram-se a ser capacitados em matérias de Construções Mecânicas.

Portanto, espera-se que neste programa, sejam desenvolvidas competências práticas de modo a estimular novas iniciativas entre jovens empreendedores/certificados para o auto-emprego nas diferentes áreas e sectores de actividades do país.

De acordo com a Profª. Doutora Rosânia da Silva, Directora Executiva da FUNDE, “A introdução dos seis Cursos representa uma oportunidade para a implementação da fase piloto da Reforma do Ensino Técnico Profissional, exercício que vai contribuir para, paulatinamente, proceder-se com a conformação dos actuais Cursos do IMEP, como cumprimento das orientações do MCTESTP e da Autoridade Nacional da Educação Profissional (ANEP), segundo a qual todas as instituições de formação técnico profissional devem aderir à Reforma”.

Refira-se que, para a materialização deste objectivo, a FUNDE celebrou, no dia 3 de Novembro de 2017, em Maputo, um acordo de parceria com o JOBA, um programa financiado pelo UKaid/DFID (Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido), numa cerimónia que serviu, igualmente, para o lançamento oficial do projecto.

A expectativa, segundo referiu a directora executiva da FUNDE, é de que o sucesso, que vai resultar da implementação deste programa de formação, venha a estimular a expansão da reforma nos restantes cursos do IMEP – Instituto Médio Politécnico.

Num outro desenvolvimento, a Profª. Doutora Rosânia da Silva destacou que, por forma a garantir a retenção de jovens de classe média-baixa, o REPTO-IMEP vai estabelecer um sistema de apoio financeiro em alojamento e alimentação, incluindo o apoio psicológico, de saúde preventiva e materno-infantil, para propiciar as mais elevadas condições de aprendizagem aos formandos.