Empossado novo Reitor da Universidade Politécnica

14 de Setembro de 2017

Tomou posse na quarta-feira, 13 de Setembro, o novo Reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, que substitui no cargo Lourenço do Rosário, que dirigiu a instituição desde a sua criação, em 1995.

Narciso Matos, Doutorado em Química pela Universidade de Humbolt, Alemanha, desempenhava, até à data do seu empossamento, a função de Pró-Reitor para o Desenvolvimento Institucional da Universidade Politécnica.

Com esta passagem de testemunho, Lourenço do Rosário, fundador do então Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), actual Universidade Politécnica, deixa, 22 anos depois, a Reitoria da instituição, continuando, no entanto, a assumir funções de Presidente do Conselho de Administração do Grupo IPS, proprietário da Universidade, para além de passar a exercer a função de Chanceler, órgão que tutela o relacionamento inter-institucional do Grupo.

No seu discurso, o novo Reitor comprometeu-se a consolidar e valorizar o legado deixado pelo seu antecessor, e a dar primazia à qualidade de ensino, uma das marcas da Universidade Politécnica.

“Vamos pugnar sempre por continuar a ser uma excelente universidade, que dá ao País quadros preparados para contribuírem para o bem-estar social, que participa e intervém na reflexão e no debate das questões nacionais candentes e que está enraizada em Moçambique pela pesquisa com rigor científico e pelo serviço comunitário”, asseverou Narciso Matos.

 

Por seu turno, Lourenço do Rosário fez uma visita ao passado para falar do contexto em que foi criada a Universidade Politécnica, em 1995, um ano após a realização das primeiras eleições multipartidárias do País.

“Criar uma universidade privada naquele contexto foi um acto de coragem e ousadia dado que no País ainda dominava a ideia de que o Estado é provedor de tudo. Para além de que acabávamos de sair de uma guerra que durou 16 anos”, explicou Lourenço do Rosário.

Com esta cerimónia, cresce para 8439 o número de graduados pela Universidade Politécnica. São especialistas e investigadores que, em várias frentes, têm contribuído com o seu talento para o desenvolvimento do País.

SIGA-NOS NAS REDES SOCAIS

ARTIGOS RECENTES