Projecto Apolitécnica 2 - Edíficio de Raíz para o ESDA

A Universidade Politécnica adquiriu um terreno na zona nobre da Cidade de Maputo para a construção de um edifício de raiz para a Escola Secundária das Acácias (ESDA). O novo edifício será erguido na zona onde estão localizadas as Escolas Portuguesa, Francesa e Americana, na capital do país.De acordo com a directora de Infra-estruturas (DIE) da Universidade Politécnica, Eng.ª Kátia Levy, as novas instalações da Escola Secundária das Acácias em Maputo vão ocupar uma área de cerca de 1900 m2 (mil e novecentos metros quadrados). As obras do empreendimento iniciam próximo mês de Dezembro e deverão estar concluídas até Abril do próximo ano, isto é, uma duração máxima de cinco meses. Segundo Kátia Levy, o custo estimado para a execução do projecto está avaliado em 47.625.000,00 MT (quarenta e sete milhões e seiscentos e vinte e cinco mil meticais).

O projecto da ESDA será constituído por um bloco escolar de dois pisos, cuja estrutura é a seguinte: a solução construtiva será efectuada num sistema EBS – Eco Build System, baseado num conjunto de painéis estruturais com núcleo de poliestireno expandido, envoltos com malhas de aço galvanizado de alta resistência, ligados entre si através de varões de  aço electro-soldado.  A Directora afirmou ainda que a estrutura e a forma dos painéis são concebidas para a utilização de microbetão projectado, garantindo maior resistência estrutural. O núcleo do poliestireno expandido confere o isolamento térmico e acústico. As fundações serão em betão armado, a cobertura também será executada no sistema EBS.

Em relação à arquitectura, explicou que a mesma comporta uma área de 1.244,56 m2 (20,00 x 62,206 m2), com dois pisos, em que o primeiro piso terá sete (7) salas de aula com capacidade para 25 alunos;
duas (2) casas de banho e balneários para alunos (raparigas e rapazes);
um laboratório de informática com capacidade para 40 alunos;

um laboratório de informática com capacidade para 35 alunos;

um laboratório de física, química e biologia, com capacidade para 40 alunos;

um auditório, com capacidade para 85 espectadores. Este piso comportará igualmente uma sala de leitura e acervo com capacidade para 85 leitores; uma reprografia; uma sala de arrumos; uma sala de server room; uma sala de professores; um gabinete administrativo;
uma sala de reuniões; um gabinete para a directora com a respectiva casa de banho; um gabinete para o secretariado da directora; um gabinete para a
directora-adjunta pedagógica; duas casas de banho para funcionários (uma para senhoras e outra para homens) e uma copa.

O segundo piso comportará os seguintes componentes: 11 salas de aula, cada uma com capacidade para 35 alunos; outras cinco salas de aula, cada uma
com capacidade para 30 alunos; duas casas de banho para alunos (raparigas e rapazes) e uma sala de arrumos.

O projecto comporta também a construção de um campo de jogos, cuja estrutura e arquitectura vai ocupar uma área descoberta de 594 m2 (33 x 18
m2) em laje de pavimento em betão. Todo o perímetro terá protecção em tubo galvanizado de três polegadas, a uma altura de 90 centímetros e assentes
numa fiada de blocos de 20 acima do nível superficial, sendo as marcações oficiais para a prática de educação física e basquetebol.

O projecto comporta também um centro social com a seguinte estrutura: uma área de 40 metros quadrados, solução construtiva convencional, composta por betão e aço, alvenarias em blocos de cimento e areia e/ ou tijolos cerâmicos resistentes estabilizados com pilares e vigas, cobertura em chapas IBR assentes sobre uma estrutura em madeira e em tecto falso, caixilharia de alumínio e janelas de vidro piso em mosaico.
O centro social terá uma sala de refeições, um balcão de atendimento e uma cozinha.

Confira o Video Clicando aqui!