É uma unidade orgânica , da universidade Politécnica, que tem como objectivos:

• Ministrar ensino e desenvolver actividades de investigação e extensão nos domínios das ciências sociais com vista a oferecer ao mercado de trabalho profissionais qualificados com valores éticos, morais e humanos, respondendo desta forma os desafios das sociedades contemporâneas.
  • Formar graduados no domínio das ciências económico-financeiras e empresariais, perspectivando uma abordagem teórico-prática e profissionalizante nas áreas de ensino, investigação e extensão, com uma visão global e multidisciplinar, com vista a incentivar o desenvolvimento socioeconómico do País.
  • Formar profissionais com sólidos conhecimentos tecnológicos e científicos necessários aos processos de elaboração, desenvolvimento, execução e acompanhamento de projectos e a criação de soluções tecnológicos sustentáveis, em perfeita harmonia com o meio ambiente, no contexto regional e internacional.
  • Promover os valores humanísticos e criativos do cidadão moçambicano.

A ESGCT integra atividades científicas e de investigação, comportando os seguintes departamentos:
a)Ciências Econômicas e Financeiras;
b)Ciências, Tecnológicas e Engenharias;
c)Ciências de Gestão;
d)Ciências Jurídicas;
e)Ciências Sociais e de Linguagem;
f)Psicologia e Ciências de Educação.
Esta unidade, agrega também o Curso Propedêutico que tem a finalidade de preparar estudantes para o curso superior e o Gabinete de Assistência Psicológica, que presta assistência psicológica a todos que necessitem de apoio, desde estudantes ao público em geral.

Missão

Formar técnicos com elevado nível de preparação no aspecto humano, cultural, científico e técnico, para intervir a nível nacional ou internacional, nas áreas de engenharia, gestão, ciências económicas, sociais e empresariais.