DSC 5667Empossada  Vice-Reitora da Universidade Politécnica

 
 

O Magnífico-Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, empossou, quarta-feira, 18 de Março, em Maputo, a Profª. Doutora Rosânia da Silva, para o cargo de Vice-Reitora. 

No mesmo âmbito, Magnífico-Reitor, no uso das competências que lhe são conferidas pelos Estatutos da Universidade Politécnica, determinou que as Unidades Orgânicas Estruturantes (UOE) ora designadas “Escolas”, passem a denominar-se Institutos.
Trata-se da Escola Superior de Altos Estudos e Negócios (ESAEN), que passa a designar-se Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN), da Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ESGCT), que assume a designação de Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT), da Escola Superior Aberta (ESA), que passa a denomina-se Instituto Superior Aberto (ISA) e da Escola Superior de Estudos Universitários de Nampula (ESEUNA), que passa também a designar-se Instituto Superior de Estudos Universitários de Nampula (ISEUNA).


A criação da posição de Vice-Reitor, segundo explicou o Magnífico-Reitor, enquadra-se no processo da conformidade com a lei que estabelece como uma instituição de ensino superior é classificada e quais os respectivos títulos atribuídos aos seus dirigentes.
“Ao termos uma Vice-Reitora ficamos alinhados com a lei. Estamos alinhados também com outras disposições novas que virão em tempo próprio, incluindo a mudança de nomes de “Escolas” para “Institutos”. A Professora Rosânia é assertiva no sentido de que não se compadece com as tarefas não feitas ou adiadas. Para que as coisas possam andar há muitas competências que o Reitor repassa para a Vice-Reitora com a certeza de que ela vai executar”, referiu o Prof. Doutor Narciso Matos.
Por sua vez, a Vice-Reitora, a Profª. Doutora Rosânia da Silva disse que o facto de ter sido nomeada para a nova posição que ocupa acresce as suas responsabilidades pelo que tem a consciência de que novos desafios lhe esperam.
“O despacho que me nomeia como Vice-Reitora já deixa claro quais são as áreas que eu vou gerir e coordenar. A diferença é que como Vice-Reitora eu tenho poder de decisão naquelas áreas que estarão sobre a minha responsabilidade. Portanto, na nova posição tenho sem dúvidas mais responsabilidades, o que não me assusta”, garantiu a empossada.
Na ocasião, Magnífico-Reitor, Prof. Doutor, Narciso Matos, atribuiu um diploma de mérito a Vice-Reitora, Profª. Doutora Rosânia da Silva pelos anos de dedicação à instituição, acto presenciado pelo Magno Chanceler, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, Directores de todas as Unidades Orgânicas Estruturantes (UOE´s), entre outros convidados.