Jogo de seniores mistosJogo Beneficente de Basquetebol em apoio às vítimas do ciclone IDAI

A Universidade Politécnica, através da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), em parceria com o Clube de Desportos d’A Politécnica e a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, organizou, no sábado, 30 de Março, jogos beneficentes de basquetebol em apoio às vítimas do ciclone Idai, que arrasou a zona centro do País, recentemente, tendo deixado um rastro de dor e destruição, principalmente na cidade da Beira e no distrito de Búzi, em Sofala.
A iniciativa, que contou também com o apoio da Fundação Tzu Chi, envolveu seis equipas de basquetebol, sendo quatro juvenis (duas masculinas e duas femininas) e duas séniores (mistas), compostas por jogadores do Clube de Desportos d’A Politécnica, Clube de Desportos Estrela Vermelha, Clube de Basquetebol Bela Rosa, bem como por antigos atletas da modalidade.

Segundo a pró-reitora para a Área de Pós-Graduação, Investigação Científica, Extensão Universitária e Cooperação da Universidade Politécnica e directora executiva da FUNDE, Prof.ª Doutora Rosânia da Silva, através deste gesto, a universidade pretende contribuir para a minimização do sofrimento das famílias afectadas pela catástrofe.
“Entendemos que, face a esta tragédia, devíamos, também, mobilizarmo-nos para dar o nosso apoio, por isso tivemos a ideia de promover esta iniciativa, que, para além da comunidade académica, contou com a participação dos moradores das áreas circunvizinhas”, explicou a Prof.ª Doutora Rosânia da Silva.
Durante os jogos, foram angariados diversos produtos alimentares não perecíveis, peças de vestuário, calçado, material escolar, entre outros artigos, que, de acordo com a pró-reitora da Universidade Politécnica, serão posteriormente canalizados ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), que os fará chegar às vítimas.
Entretanto, acrescentou a Prof.ª Doutora Rosânia da Silva, “para as pessoas que não puderam participar no sábado mas que pretendam apoiar a iniciativa, poderão canalizar os seus donativos à Universidade Politécnica durante a próxima semana”.
Importa realçar que os jogos, que tiveram lugar no Pavilhão da Universidade Politécnica, foram intercalados por diversas actividades de cariz cultural, concursos, entre outras.