Carlos Lopes autor da obraAfrica in transfomation-Economic development in the age of doubt

Lançamento do livro

 
 

Todos os países africanos têm a possibilidade de realizar transformações estruturais, mas só poderão fazê-las, com sucesso, os que têm lideranças capazes, com disciplina, foco e noção de que têm que mudar a mentalidade, deixando de ser países rentistas e preguiçosos.
O continente africano alberga 37 países com alta dependência das matérias-primas. 80 por cento das suas exportações dependem das matérias-primas ou recursos naturais, razão pela qual se tornam em países preguiçosos, porque não precisam de se preocupar com o resto da economia.

Leia mais...

Empossados novos quadros de direcção da ESGCT

 

O Director da Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ESGCT), unidade orgânica da Universidade Politécnica, Mestre Alberto Razul, empossou, quarta-feira, 05 de Fevereiro, em Maputo, novos quadros de direcção, nomeados pelo Magnífico Reitor, Prof. Doutor Narciso Matos.
Trata-se do Prof. Doutor Estevão Sumburane nomeado para o cargo de chefe do Departamento de Ciências de Engenharia, do Prof. Doutor Manoela Sylvestre, para o cargo de coordenador da Área Científica de Ciências Económicas e Financeiras, do Mestre Paulino Marote que passa a dirigir a Área Científica de Ciências de Gestão.

Leia mais...

ESDA Celebra Abertura do Ano lectivo 2020

 
 

O presidente do Conselho de Administração (PCA) do Grupo IPS Lda, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, orientou, na terça-feira, 04 de Fevereiro, na Escola Secundária das Acácias (ESDA), em Maputo, a cerimónia de abertura oficial do ano lectivo 2020, sob o lema “Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade”.
Na ocasião, o PCA exortou à Direcção da escola a preparar-se devidamente para acolher os novos ingressos, em número cada vez mais crescente. A procura, segundo referiu o Prof. Doutor Lourenço do Rosário, deve-se à qualidade de ensino e aprendizagem, espelhados nos resultados de 2019. Num universo de 910 alunos, a ESDA registou, na 8ª classe, um aproveitamento na ordem de 83 por cento, na 10ª classe, 99.4 por cento (resultado de exames nacionais) e na 11ª classe 95 por cento.

Leia mais...