1 PainelO combate ao fenómeno da intensa proliferação das Fake News

 
 

O combate ao fenómeno da intensa proliferação das Fake News, em Moçambique e no mundo, em geral, através das diversas redes sociais, incluindo Órgãos de Comunicação Social constituiu objecto de debate, na quarta-feira, 10 de Julho, numa conferência realizada na Universidade Politécnica, em Maputo.
Trata-se de uma abordagem sobre as diversas manifestações das notícias falsas, produzidas e disseminadas com o intuito de induzir o leitor ao erro, fomentar boatos, desinformar, manchar a honra de personalidades, manipular a opinião pública, visando alcançar determinados resultados.

Leia mais...

Narciso Matos reitor da APolitecnicaAcções de Melhoria de Qualidade na Universidade Politécnica

 
 

A Universidade Politécnica, a maior e mais antiga instituição de ensino superior privado do País, está a desenvolver várias acções com vista à melhoria da qualidade do ensino, que incidem, principalmente, sobre o currículo dos cursos leccionados, o corpo docente e a restruturação orgânica.
Para o alcance deste desiderato, a instituição vai submeter, ainda este ano, todo o seu corpo docente, independentemente do regime (tempo inteiro ou parcial), a uma formação psicopedagógica, que vai ajudar a melhorar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula.
É, na verdade, uma prática normal na instituição, que obriga a que os docentes passem por um processo de formação psicopedagógica antes do primeiro contacto com os estudantes.

Leia mais...

Intervencao do magnifico reitor da Universidade PolitecnicaJornada de assistência jurídica e atendimento psicológico

Caravana Jurídica

 
 
 

Moradores do bairro Mucatine e Golhosa, no Posto Administrativo de Infulene, na Autarquia da Matola, Província de Maputo, beneficiaram, no sábado, 29 de Junho, de uma jornada de assistência jurídica e atendimento psicológico, denominada Caravana Jurídica, promovida pela Universidade Politécnica.
O objectivo desta iniciativa, desenvolvida através da Unidade de Extensão Universitária (UEU), e parceiros, visa a emissão de Bilhetes de Identidade (BI), atribuição de Número Único de Identificação Tributária (NUITs), registos de nascimento, atendimento psicológico e jurídico à comunidade, para além de outras actividades culturais.
O evento foi bastante concorrido e contou com a adesão massiva dos moradores dos dois bairros (e de outras zonas circunvizinhas), tendo sido presidido por Eduardo Baixo, Director Provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, em representação do governador da Província de Maputo, que enalteceu a iniciativa da Universidade Politécnica, segundo o qual a universidade está a ajudar a comunidade a obter documentos de que não dispunha por diversas razões, para além de prestar aconselhamento jurídico e psicológico gratuito ao cidadão carenciado.

Leia mais...