Pró-reitora para a Área de Pós-Graduação, Investigação Científica, Extensão Universitária e Cooperação

Pro Reitora Rosania

Rosânia da Silva é natural do Brasil, tendo nascido na cidade de Teófilo Otôni, no nordeste do estado de Minas Gerais. É licenciada em Letras pela FENORD. Em 1994 concluiu o mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa, com especialização em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC-MG.
Em 1995 emigrou para Moçambique, onde vive desde então.
Em 2001 doutorou-se pela Universidade Nova de Lisboa em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa , com uma tese sobre a narrativa ficcional moçambicana que incide sobre a análise da narrativa literária moçambicana a partir das obras de Mia Couto, Ungulani ba ka Kossa e Orlando Mendes.
Em 1996 juntou-se à equipa envolvida no projecto do ISPU, hoje Universidade Politécnica, tendo contribuído activamente para o crescimento da instituição.
É Professora Associada da Universidade Politécnica.
No âmbito da gestão universitária desenvolveu diversas funções na Universidade Politécnica, nomeadamente: directora do gabinete de Relações Públicas e Imagem, Directora Executiva da Universidade, directora da Unidade de Extensão Cooperação e Universitária, directora da Escola Superior de Altos Estudos e negócios- ESAEN, cargo que exerce em acumulação com o de Pró-Reitora para a Área de Pós-Graduação, Investigação Científica, Extensão Universitária e Cooperação.
Rosânia da Silva é também Directora Executiva da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação - FUNDE. Dirige a FUNDE desde 2012, desenvolvendo projectos nas áreas de Apoio à Comunidade, Pesquisa, Inovação, Educação, Cultura e Cidadania.