Desde a criação do ISPU que a Cultura e o Desporto beneficiaram de atenção especial por parte da Direcção de topo da Universidade Politécnica. A nível da Cultura, a Tuna Académica foi a primeira actividade a entrar em funcionamento.

A Tuna Académica constituiu-se, rapidamente, num grupo de referência junto da Sociedade Moçambicana e impulsionou o surgimento de grupos corais das outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Relativamente ao Desporto, nos primeiros anos de existência do ISPU, os estudantes organizavam provas desportivas entre cursos e participavam em partidas com outras Instituições do Ensino Superior.

A área cultural tem sob sua responsabilidade a Tuna Académica, o Grupo de Teatro, a Dança, e promove regularmente outras formas de intervenção cultural. Também, coopera estreitamente com a Associação de Estudantes na promoção do entretenimento.

Desporto Estudantil

Movimentamos as seguintes modalidades e por unidades:

Maputo - ESGCT

  • Basquetebol (Masculinos e Femininos).
  • Futsal (Masculinos e Femininos).
  • Voleibol (Masculinos).

IMEP e ESDA

  • Futsal (Masculinos).

Nampula - ESEUNA

  • Futsal (Masculinos).
  • Voleibol (Masculinos).

Quelimane - ISHT

  • Futsal (Masculinos).
  • Basquetebol (Masculinos) - já participou na Liga Vodacom.

Tete - ISUTE

  • Basquetebol (Femininos).
  • Futsal (Masculinos).

Escola do Desporto

  • Começou a funcionar em 2008. Tem por missão despertar e desenvolver o gosto pela prática do desporto. As crianças da Escola têm a oportunidade de conhecer as regras básicas das modalidades desportivas mais praticadas no nosso Pais e enveredarem por uma delas. Também, os alunos da Escola do Desporto contam com o apoio dos monitores para o aconselhamento sobre as modalidades a seguir, tendo em conta as suas características individuais.
  • Em 2009 já tinha cerca de 40 alunos. No ano seguinte, começou a dividir os praticantes pelas modalidades escolhidas/recomendadas. Passou a funcionar com dois grupos distintos, um de Basquetebol e outro de Futsal. Enquadram-se ainda na Escola do Desporto o Taekwon-do, uma modalidade das artes marciais, e a Capoeira, que constitui um misto de cultura e desporto.O Takwon-de está a crescer significativamente, tanto em número de participantes, bem como na obtenção de resultados positivos que vem alcançando.

    Desportos de Competição

    A primeira modalidade a entrar em funcionamento e em certa medida a responsável pela criação do Clube foi a de Basquetebol. Iniciamos com uma equipa de Seniores Femininos, que foi resultado do recrutamento de valores que estavam a despontar noutros clubes da cidade e que tinham a preocupação de dar continuidade com os estudos a nível superior. O ISPU, na altura, apresentou propostas inovadoras, assentes nos princípios de responsabilidade social e de uma visão integrada de desenvolvimento do Pais, atribuindo bolsas de estudo as jogadoras. Paralelamente a isso, foi o clube que (re) introduziu algumas práticas no desporto: as atletas tinham condições de trabalho exigidas pela modalidade, onde se inclui equipamento de treino técnico e de ginásio, transporte para a distribuição depois dos treinos e serviço de lanches.

    Atletismo

    É outra modalidade que entrou em funcionamento aquando da criação. Iniciamos com duas atletas. Mais tarde, enveredamos por um trabalho de raiz, que permitisse preparar atletas e simultaneamente inserir-se nas acções de responsabilidade social. No início tínhamos aproximadamente 50 crianças e hoje conseguimos colocar 35 atletas nas provas de diferentes escalões.