ISUTE Gradua 237 estudantes
O Instituto Superior Universitário de Tete (ISUTE), uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, graduou, sábado, 18 de Maio, naquela província central do País, um total de 237 estudantes, sendo 90 mulheres e 147 homens.
Os estudantes graduados são dos cusos de Administração e Gestão de Empresas, Estudos de Desenvolvimento, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica, Engenharia Informática e de Telecomunicações, Engenharia Mecânica, Enfermagem e Psicologia Clínica e de Aconselhamento.
A cerimónia de graduação contou com a participação da secretária do Estado da província de Tete, Elisa Zacarias, do reitor da Univeridade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos, entre outros convidados.
Na sua intervenção, o reitor referiu que esta é uma grande contribuição para o crescimento e desenvolvimento de Moçambique: “É uma contribuição que merece ser saudada. É um contribuição que muito nos orgulha. E uma contribuição que muito honra os que criaram e as gerações que ao longo dos anos nutriram esta escola”, enfatizou.
O Prof. Doutor Narciso Matos anunciou, na ocasião, que “neste mesmo ano, o ISA, a nossa escola de ensino à distância, gradua aqui em Tete, 14 estudantes, sendo 10 mulheres e 4 homens”.
Por sua vez, Elisa Zacarias disse estar ciente e confiante de que durante a formação, os graduados foram equipados de ferramentas necessárias que servirão de base para contribuírem de forma positiva no crescimento do País, através do espírito empreendedor e patriótico que deve estar sempre em cada graduado.
A partir de agora, segundo indicou, os graduados irão ostentar os prefixos de, senhora engenheira ou senhor engenheiro, “queremos que antes dos prefixos soarem mais alto, sejam, sobretudo, profissionais dedicados ao trabalho e que contribuam com o vosso melhor para o crescimento deste País, independentemente de onde estiverem.
Procurem ser sempre, parte da solução e não um grupo dos que apenas lamentam, mas sim, sejam sempre indivíduos comprometidos com a vossa vida e também com os programas do nosso Governo, procurando contrapor os obstáculos que forem a existir, usando boas maneiras e lembrando-se sempre de que são uma referência para os mais novos e muitas outras pessoas da nossa sociedade”.
Com 14 anos de existência, o ISUTE já colocou no mercado de emprego um total de 564 graduados, dos quais 229 mulheres e 335 homens, sendo que no presente ano lectivo inscreveu 793 estudantes.